Machucado Após Relação Como Tratar?

O que fazer quando se machuca na relação?

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) – São várias as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) que podem levar os homens a sentir dor. Entre elas podemos citar a herpes genital, gonorreia, HPV, clamídia, entre outras. Cada uma apresenta sintomas e causas distintas.

  • No entanto, todas elas costumam causar dores constantes durante o ato sexual, devido à irritação da área, formação de feridas, úlceras, sensibilidade, vermelhidão ou outros sintomas comuns.
  • Além disso, algumas também podem ser motivo de infertilidade masculina,
  • Portanto, a dor durante a relação sexual pode ser causada por diversas condições.

Ao sentir esse incômodo frequentemente, é muito importante procurar um médico ginecologista ou urologista para investigar a causas físicas, podendo até mesmo ser encaminhado para um psicólogo, caso haja desconfiança de causas emocionais. Cuidar de você é essencial para ter uma vida sexual mais prazerosa! Estas informações foram úteis para você? Então, venha conferir também quais são os tipos de endometriose e como tratá-las ! 4.3 31 votes Article Rating Gravidez na menopausa A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural Continue lendo.

Qual pomada usar para machucado após relação?

Concentração: 50 MG / G Forma: POMADA Quantidade: 30G INDICAÇÃO Cicatenol® é indicado para a prevenção e tratamento das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal); feridas (ferimentos leves e escoriações) e escaras. CURATIVOS E FERIDAS PRODUTO ISENTO DE PRESCRIÇÃO Preço Máximo R$ -,- Precisa de Receita Não BULA DIGITAL Código: 1058306800011

Qual pomada passar no pênis machucado?

Frete Grátis veja as regras 58 Lojas Físicas desde 1958 Até 3X sem juros a partir de R$100,00 Loja Diamante E-bit eleita pelos consumidores Clotrimix ® creme é um medicamento para o tratamento de infecções fúngicas ( micoses ) da pele e da mucosa causadas por dermatófitos, leveduras e outros microorganismos, como Malassezia furfur, e infecções da pele causadas por Corynebacterium minutissimum,

Quanto tempo demora para cicatrizar um machucado no pênis?

Estágio de maturação – Neste último estágio, o objetivo é reforçar o reparo que havia sido iniciado na fase anterior. Para isso, seu corpo removerá as células que não são mais necessárias no processo de cicatrização e fortalecerá os tecidos. Esse processo pode levar de três semanas a até dois anos, dependendo da lesão e das condições de saúde do paciente.

É normal ficar machucada depois da relação?

Lucia Pesca e Andréa Alves respondem a dúvidas dos leitores! Envie as suas perguntas Reprodução * Gosto muito de fazer sexo e tive alguns namorados. Estou há três anos transando só com o meu noivo e, às vezes, fico com muita dor na vagina depois do sexo. Há vezes em que chega a sair um pouquinho de sangue. Mas, durante a transa, eu não sinto nenhuma dor. Já fui a ginecologistas, e eles disseram que não tenho problema. O que posso fazer para não ficar assim no dia seguinte? Leia também: >> Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis >> Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook Muitas mulheres já tiveram os músculos doloridos após uma relação sexual, principalmente quando as transas são mais demoradas. Atire a primeira pedra a mulher que nunca sentiu, em alguma oportunidade, a sua vagina dolorida ou machucada depois de praticar sexo. E não precisam ficar envergonhadas, meninas, nem preocupadas com essa questão. Aliás, isso acontece nas melhores famílias! Há desde mulheres que experimentam isso por uma reação alérgica a um preservativo, ou até a um brinquedo sexual, como também existem aquelas extremamente apaixonadas, que, às vezes, não conseguem se lubrificar. Continua depois da publicidade Como no caso aqui descrito, há mulheres que, por tantos malabarismos durante o sexo, acabam diminuindo a lubrificação, e o atrito do pênis nas paredes da vagina provoca pequenas fissuras. Isso só acontece com quem faz, ou seja: não pare, só aprenda como fazer. Use um lubrificante durante o sexo. E após a relação, o melhor é o velho banho de assento com chá de camomila. Experimente também! Atenção à sua lubrificação! * Fique atenta aos sinais do seu corpo e, se ficar em dúvida, procure uma orientação profissional adequada. * Se for preciso, tire alguns dias de repouso sexual depois de sentir alguma reação alérgica, ou mesmo essas sensações de pequenas fissuras na vagina. Continua depois da publicidade * Lubrificação é fundamental para você não sentir nenhum tipo de desconforto após a transa.

Como curar feridas nas partes íntimas rápido?

Bolhas de água na parte íntima: como tratar? – Afinal, as bolhas de água na parte íntima têm tratamento e o ideal é procurar o quanto antes o médico ginecologista (caso esteja afetando a vulva) ou urologista (caso esteja afetando o pênis). De forma geral, os medicamentos utilizados são os antivirais, mais comumente o Aciclovir, Fanciclovir e Valaciclovir.

  1. O tempo de tratamento varia de acordo com a prescrição médica, mas geralmente dura pouco, até uma semana.
  2. Pode ocorrer a prescrição de pomadas para as feridas causadas pelas bolhas da herpes.
  3. Há outros casos em que as bolhas de água na parte íntima não são provocadas por herpes, mas por alergias a produtos.
You might be interested:  Como Calcular Imposto De Renda?

Então, será necessário entender qual a causa da alergia.

O que fazer para a ferida cicatrizar mais rápido?

Como acelerar a cicatrização de feridas É muito importante saber, Uma queda nas escadas, um acidente de carro ou até uma cirurgia: acontecimentos e percalços do dia a dia que deixam as suas marcas devido ao processo de cicatrização ou tipo de ferida. Quase todas as pessoas têm uma ou até mais cicatrizes para recordar.

As cicatrizes podem não só causar uma dor considerável ou dificultar a mobilidade quando se situam perto das articulações, como também podem reduzir a autoconfiança, principalmente quando localizada em partes visíveis do corpo. Por isso, opte por e escolher o melhor para si. Como por exemplo o spray, a pomada e/ou pensos, adesivos ou outros mais corretos para o seu tipo de ferida.

Depois de qualquer corte, arranhão ou cirugia dá-se o processo de cicatrização, que é quando a nossa pele se “auto-repara”. Ocorre quando a camada exterior da pele, a epiderme, é cortada e a lesão se estende para a derme. O organismo não é capaz de substituir o tecido destruído da mesma forma.

  • Em vez disso, a ferida é “reparada”, com tecido conjuntivo: de forma a cicatrizar a ferida ou lesão, o corpo produz uma quantidade maior de colagénio para reparar o tecido da pele danificado.
  • O colagénio serve para “ligar” a pele danificada, ajudando a fechar e a cicatrizar a área.
  • Mesmo depois da ferida curar, o corpo continua a enviar colagénio diretamente, o que resulta em alterações no tamanho e na forma ao longo do tempo.

O corpo inicia o processo de cicatrização até com pequenas feridas ou arranhões. A cicatriz resultante não tem uma boa circulação de sangue, sendo por vezes desigual e menos elástica. Por vezes, as cicatrizes podem ser salientes (cicatrizes hipertróficas) ou ter uma aparência afundada, dependendo do dano causado nas camadas subjacentes da pele e do tecido. Ferida fechada com o tecido da pele rosado e vasos recém-formados © Hansaplast Cicatriz saliente ou hipertrófica; © Hansaplast Há vários tipos de cicatrizes. Normalmente causados pelo cuidado incorreto. Até em pequenos, Opte sempre pelo melhor cuidado, os melhores produtos como um spray cicatrizante ou uma pomada para feridas. E para ajudar a fechar, os melhores pensos. Assim evita as marcas provocadas pela má cicatrização como por exemplo:

  • Cicatriz Atrófica: concavas, por norma causadas pela acne ou varicela.
  • Queloide: volumosas e estendem-se para além dos limites da ferida original.
  • Hipertrófica: avermelhadas, salientes ou inflamadas, ou podem ter uma aparência afundada, dependendo do dano causado nas camadas subjacentes da pele e do tecido.

Como tratar uma cicatriz Deixar feridas descobertas ou usar pensos simples e ligaduras geralmente leva à formação de uma crosta que pode levar às inestéticas cicatrizes. Hoje em dia, pode fazer muito para garantir uma recuperação rápida, se sofreu de um pequeno acidente na sua pele – tudo graças às novas tecnologias e conhecimentos médicos.

  1. Irá acelerar a reparação da pele.
  2. Irá impedir a formação de crostas.
  3. Porque vai manter a ferida flexível.
  4. Porque vai reduzir o risco de formação de cicatrizes e garantir uma cicatrização mais bonita.
  5. Porque é amiga da pele.

Penso de Cicatrização Rápida com almofada anti-séptica © Hansaplast Temos até duas vezes mais. Estudos pré-clínicos e clínicos demonstraram que, sob condições de humidade, as feridas podem curar mais rapidamente e a formação de crosta é impedida. Isso ocorre, porque a cicatrização da ferida húmida promove o crescimento, a migração celular e garante que as proteínas essenciais ficam na ferida. Criar um ambiente de cicatrização húmido para a ferida é fácil: com o Penso de Cicatrização Rápida; © Hansaplast

  • Fornece um ambiente húmido para que não ocorra a formação de crosta, permitindo que as células se movam e dividam mais rápido.
  • Promove uma cicatrização até 50% mais rápida.
  • Melhora o processo de cicatrização total, uma vez que mantém a ferida húmida, a pele flexível e sem dores ao movimentar-se.
  • Está provado que reduz o risco de cicatrizes, levando a um melhor resultado estético após lesões pequenas (mesmo depois de operações menores ou remoção de sinais).

O penso Hansaplast Cicatrização Rápida pode ficar em segurança na pele por dois dias ou mais. Mudar o penso frequentemente interrompe o processo de cicatrização das feridas. Os pensos Cicatrização Rápida Hansaplast foram desenvolvidos para serem confortáveis, pois são respiráveis, impermeáveis e amigos da pele.

Ainda não é possível remover completamente as cicatrizes após a cicatrização, mas existem alguns métodos eficazes para a sua redução, para que se possa sentir mais feliz na sua pele novamente. Aqui estão algumas coisas que deve saber: Dica 1 Evite solários e os UV enquanto a cicatriz ainda está fresca.

A influência da luz pode afectar o processo de cicatrização e mudar a cor ou a estrutura da pele. Saiba Mais Dica 2 Mantenha a pele danificada macia e suave após a ferida fechar, com a ajuda de hidratantes. Dica 3 Aplicar numa cicatriz também vai ajudar. Carsten Hartkopf, Research & Development Beiersdorf AG O Penso Reductor de Cicatrizes remodela o tecido da cicatriz activando a temperatura e a pressão. Nenhuma cicatriz pode ser completamente removida e os tratamentos deixaram sempre vestígios. No entanto, Hansaplast oferece um produto desenvolvido especificamente para reduzir cicatrizes espessas e avermelhadas, tornando-as menos visíveis.

vai reduzir as cicatrizes levantadas e com cor, ao ser aplicado regularmente durante oito semanas. Os pensos estimulam o processo natural de regeneração da pele, criando o ambiente ideal: a temperatura no tecido da cicatriz aumenta. A actividade enzimática e os processos metabólicos são estimulados para activar a reestruturação no tecido da cicatriz.

Os Pensos Reductor de Cicatrizes são feitos de poliuretano respirável e amigos da pele. “Hansaplast Reductor de Cicatrizes também actua em cicatrizes antigas. Experimente!” “Pode começar o tratamento assim que a cicatrização da ferida está completa. No entanto, as cicatrizes hipertróficas (levantadas) podem ser reduzidas, mesmo sendo muito antigas.” * Klopp R et al. Prevenção Não é fácil evitar pequenos ferimentos e arranhões. Manusear mal uma faca de cozinha e antes que perceba já está a sangrar. Ao usar ferramentas afiadas, tenha especial cuidado e, se necessário, use equipamento de protecção. Na cozinha, corte os alimentos a uma distância segura e lembre-se que as facas afiadas são na verdade menos perigosas que as outras, pois passam pelo alimento mais suavemente.

Saiba Mais Entregue as tesouras com as pontas afiadas longe da pessoa a quem está a entregar. Não é possível evitar todos os cortes e arranhões, por isso certifique-se que tem um kit de primeiros socorros abastecido em casa. Não remova as crostas, Imediatamente após um corte ou arranhão o corpo começa a curar a ferida.

Os glóbulos brancos atacam as bactérias causadoras de infecção. As células vermelhas do sangue, a fibrina e as plaquetas criam um coagulo sobre a ferida e a crosta forma-se rapidamente. Ao remover a crosta, pode não só reabrir a ferida e introduzir bactérias, como também pode criar uma cicatriz maior.

You might be interested:  Como Aumentar O Pau?

Consulte sempre um médico se a ferida é profunda, sangra ou apresenta sinais de infecção como vermelhidão, inchaço ou calor. Procure igualmente ajuda médica, se não for capaz de limpar a ferida correctamente. No caso de ter diabetes, deve ter especial cuidado com a ferida. Discuta sempre todas as suas preocupações com o seu médico e/ou podólogo, mesmo para o tratamento de pequenas feridas na pele – especialmente nos pés.

Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima dadas, substituem os conselhos médicos. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de incerteza sobre o correcto tratamento do ferimento.

As informações fornecidas através deste site não devem ser usadas para diagnosticar ou tratar um problema de saúde ou doença. Não é um substituto para o cuidado profissional ou aconselhamento. Se tiver ou suspeitar de um problema de saúde, deve consultar o seu médico. Nunca dispense o aconselhamento médico ou demore a procurá-lo, devido a algo que tenha lido neste site.

Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para [email protected]. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos. : Como acelerar a cicatrização de feridas

Como curar feridas nas partes íntimas remédio caseiro?

Para herpes genital – O banho de assento com sal ajuda a secar a lesão causada pela herpes genital. Para fazer é necessário colocar 600 ml de água morna numa bacia, adicionar uma colher (de sopa) de sal, misturar bem e sentar-se dentro da bacia durante 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia.

Qual pomada para irritação nas partes íntimas?

Gino Canesten ® (clotrimazol) é um medicamento isento de prescrição médica, ou seja você pode adquiri-lo de forma fácil e rápida e resolver a candidíase. Gino-Canesten ® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.

Como é a ferida da candidíase masculina?

Sintomas da candidíase no homem: formação de pequenas pápulas (bolhas) na região genital. vermelhidão. coceira ao redor da glande (a chamada ‘cabeça’ do pênis)

Quando o homem sente dor depois da relação?

Sexo pode causar dor no pênis? – Sim, o sexo pode causar dores no pênis. Por esse motivo, é possível apresentar sintomas de desconforto logo após ou durante o ato sexual, ainda mais na falta de lubrificação. A fricção do sexo pode gerar irritação no pênis, provocando dores e ardência,

Outras práticas, como o sexo oral, também irritam o órgão genital, pois os dentes causam possíveis machucados, já que a pele do pênis é extremamente sensível. A ereção prolongada também causa dores no pênis. Ficar muito tempo ereto acarreta na má oxigenação dos corpos cavernosos, com a diminuição da circulação de oxigênio e, como consequência, a dor.

Para evitar dor no pênis durante o sexo, basta utilizar lubrificantes íntimos e protetores adequados, como as camisinhas, Além de evitar irritações, os preservativos também são responsáveis por reduzir as chances de contração de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST),

Quando a ferida é preocupante?

O câncer de pele – Quando o assunto é câncer de pele, é de se imaginar que surgem caroços dolorosos debaixo da pele. Sim, eles podem se manifestar dessa forma também, no entanto, quando se trata de câncer de pele, as maneiras são as mais variadas possíveis. Confira abaixo as mais frequentes:

áreas planas, firmes, pálidas ou amareladas, parecidas com uma cicatriz; manchas avermelhadas e com volume, que podem coçar; pequenas saliências peroladas, translúcidas, cor-de-rosa ou vermelhas, que podem ter áreas azuis, marrons ou pretas; crescimentos na cor rosa com bordas levantadas e uma área inferior no centro, com vasos sanguíneos anormais espalhando-se como os raios de um círculo; feridas abertas que não cicatrizam, ou que curam e depois voltam a abrir, escorrer e formar crostas.

Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.

Como são as feridas da candidíase?

Recursos do assunto A candidíase é uma infecção provocada pela levedura Candida,

A candidíase tende a ocorrer nas áreas úmidas da pele. A candidíase pode causar erupções cutâneas, escamações, coceira e inchaço. Os médicos examinam as áreas afetadas e analisam amostras da pele no microscópio ou numa cultura. Os cremes antimicóticos ou os medicamentos antimicóticos administrados por via oral geralmente curam a candidíase.

Candida é uma levedura que tipicamente reside na pele e na boca, no aparelho digestório e na vagina e, de forma geral, não causa danos. No entanto, em determinadas condições, a Candida pode infectar as membranas mucosas e as zonas úmidas da pele. As áreas geralmente afetadas são a mucosa da boca, a virilha, as axilas, os espaços entre os dedos das mãos e dos pés, o pênis não circuncidado, a prega cutânea sob os seios, as unhas e as pregas cutâneas na região do estômago.

Clima quente e úmido Roupas íntimas apertadas e sintéticas Má higiene Trocas não frequentes de fraldas ou roupas íntimas, principalmente em crianças e idosos Sistema imunológico enfraquecido por causa de diabetes, infecção por HIV/AIDS ou uso de corticosteroides e outros medicamentos que debilitam o sistema imunológico Gravidez, obesidade ou uso de antibióticos

You might be interested:  Como Acabar Com A Candidíase Rápido?

Os pacientes tratados com antibióticos podem desenvolver candidíase, porque os antibióticos matam as bactérias que residem normalmente no organismo, permitindo o crescimento descontrolado de Candida. Os corticosteroides ou a terapia imunossupressora posteriores ao transplante de um órgão também podem reduzir as defesas do organismo contra a candidíase.

  • Os corticosteroides inalados, frequentemente usados por pessoas com asma, podem causar candidíase oral.
  • Mulheres grávidas, pessoas que estão recebendo medicamentos contra câncer, obesos e diabéticos têm mais chance de serem infectados por Candida,
  • Os sintomas de candidíase variam de acordo com a localização da infecção.

A candidíase peniana afeta, com mais frequência, homens diabéticos, não circuncidados ou cujas parceiras sexuais sofrem de candidíase vaginal. Às vezes, a erupção cutânea pode não ter sintoma algum, mas geralmente a infecção provoca erupção vermelha, em carne viva, que coça e queima, às vezes dolorosa, na cabeça do pênis.

  1. A queilite angular (boqueira) é a candidíase nos cantos da boca, que provoca rachaduras e pequenas fissuras.
  2. Ela pode surgir em consequência de lamber crônico dos lábios, de chupar o dedo, de dentaduras mal adaptadas ou de qualquer outro distúrbio que deixe as extremidades labiais suficientemente úmidas para o desenvolvimento dos fungos.

A paroníquia por Candida Paroníquia crônica A paroníquia crônica é uma inflamação recorrente ou persistente das pregas ungueais, geralmente das unhas dos dedos da mão. (Consulte também Paroníquia aguda.) A paroníquia crônica ocorre quase. leia mais é a candidíase nas dobras da unha ou cutículas, que provoca vermelhidão dolorosa e inchaço ( Onicomicose Onicomicose A onicomicose é uma infecção fúngica das unhas. (Consulte também Considerações gerais sobre doenças ungueais). Cerca de 10% das pessoas têm onicomicose, a qual, na maioria das vezes, afeta as. leia mais ) ao redor da unha. No caso de infecção duradoura, a área sob a unha pode ficar branca ou amarela, e a placa da unha pode se soltar do leito ungueal ( onicólise Onicólise Os termos deformações e distrofias são frequentemente usados de forma intercambiável, às vezes até pelos médicos. Todavia, seus significados são ligeiramente diferentes. Deformações. leia mais ). Esse distúrbio ocorre, normalmente, em pessoas com diabetes ou com um sistema imunológico deficiente, podendo também surgir em pessoas saudáveis que frequentemente submetem as mãos à umidade e lavagens constantes.

Um exame médico da pele Exame ou cultura de uma amostra de raspagem

Muitas vezes, o médico pode identificar a candidíase observando sua erupção cutânea característica ou o resíduo espesso, branco e pastoso que origina.

Medicamentos antimicóticos aplicados na pele ou tomados por via oral Medidas para manter a área seca

As infecções nas pregas cutâneas são tratadas com cremes, talcos ou soluções antimicóticos, ou outros produtos aplicados diretamente na pele (uso tópico). Alguns exemplos de medicamentos usados no tratamento: miconazol, clotrimazol, oxiconazol, cetoconazol, econazol, ciclopirox e nistatina.

Em pessoas saudáveis, as infecções nas pregas cutâneas são geralmente fáceis de curar. Manter a pele seca ajuda a eliminar a infecção e previne o seu reaparecimento. Soluções que ressecam a pele (como a solução de Burow) ou antitranspirantes tópicos ajudam a manter a área da superfície seca. Manter a área seca também pode ajudar a prevenir reincidências.

As pessoas com várias pregas cutâneas infectadas podem ter que tomar medicamentos por via oral (como o fluconazol). A candidíase vaginal é tratada com medicamentos antimicóticos aplicados como um creme na área afetada, ou inseridos na vagina como um supositório, ou administrados por via oral (como o fluconazol).

  • A erupção cutânea causada por fralda é tratada com a troca de fralda mais frequente, uso de fraldas descartáveis superabsorventes ou ultra-absorventes e creme contendo um medicamento antimicótico (por exemplo, butoconazol, clotrimazol, fluconazol, cetoconazol ou miconazol).
  • A paroníquia por Candida é tratada protegendo a área afetada da umidade.

Os médicos receitam medicamentos antimicóticos que são administrados por via oral ou aplicados na pele. Essas infecções são geralmente difíceis de tratar. A afta em adultos é tratada com medicamentos administrados por via oral. Um medicamento antimicótico (como o clotrimazol) pode ser prescrito em forma de comprimido ou pastilha que dissolve na boca.

Os médicos também podem prescrever a nistatina líquida para gargarejo por tempo máximo possível, e depois as pessoas podem cuspir ou engolir o líquido. Os médicos também podem prescrever medicamentos em forma de comprimido para são engolidos (como o fluconazol). A afta em recém-nascidos pode ser tratada com nistatina líquida.

O líquido pode ser aplicado com os dedos ou cotonetes nas bolsas nas bochechas dentro da boca. A candidíase mucocutânea crônica é tratada com fluconazol tomado por via oral. Este medicamento é tomado por um longo período. OBS.: Esta é a versão para o consumidor. Direitos autorais © 2023 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

O que fazer para aliviar ardência depois da relação?

O uso de preservativo, fazer higiene adequada na região íntima (sem sabonetes perfumados) e dormir sem calcinha podem ajudar a aliviar. Dica rápida: use um lubrificante, à base de água, durante o sexo. Após a relação, o melhor é o bom e velho banho de assento com chá de camomila.

O que fazer para aliviar ardência depois da relação?

O uso de preservativo, fazer higiene adequada na região íntima (sem sabonetes perfumados) e dormir sem calcinha podem ajudar a aliviar. Dica rápida: use um lubrificante, à base de água, durante o sexo. Após a relação, o melhor é o bom e velho banho de assento com chá de camomila.

O que pode machucar o colo do útero?

Alergia a produtos químicos em preservativos ou absorventes internos; candidíase de repetição ou não tratada; ISTs – infecções sexualmente transmissíveis, como HPV, clamídia, sífilis, gonorreia e herpes.

Porque às vezes dói na hora da relação?

Na maioria dos casos as dores são causadas por infecções ou até mesmo por fatores psicológicos. A dispareunia, nome científico para designar qualquer tipo de dor que surja na relação sexual, pode ocorrer durante ou após o ato e não deve ser ignorada em nenhum dos casos, mesmo que tenha se manifestado poucas vezes.