Como Tirar Medidas Do Corpo?

Qual a maneira correta de tirar medidas do corpo?

Como se Medir

Frete Grátis para todo o BrasilToda a loja em até 3x sem jurosConheça nosso OutletCompra 100% Segura

COMO TIRAR AS MEDIDAS DO CORPO PARA COMPRAS ONLINE? Você fica insegura na hora de comprar roupa fitness online? E se ficar apertado? Se não for o tamanho certo? Pois é, isso acontece bastante com as mulheres que amam aquela roupa que olharam no site, mas ficam com receio de não servir depois.

Prepare a fita métrica e vem conferir as dicas práticas!

Ok! A fita métrica, papel e caneta já estão prontos para anotar as medidas de cada parte do seu corpo. O importante é saber o lugar exato para posicionar a fita, senão, pode dar diferença no tamanho da peça. Comece do mais simples, esteja com uma roupa leve e com postura ereta para tirar suas medidas.

Busto – coloque a fita no meio dos seios, na altura do mamilo. Depois, passe por trás das costas até encontrar a ponta ao centro. Tórax – aqui é a medida da fita passando pelas costas na altura da axila. Cintura – ela está localizada ao final da costela e próxima ao umbigo. Então, a fita deve passar nesta região. Quadril – a medida será a parte mais larga dos quadris que fica um pouco abaixo da cintura (a região dos ossinhos) Coxa – a parte que apresentar maior tamanho será a medida da sua coxa. Panturrilha – é a parte mais grossa que a fita precisa ficar para você descobrir a medida.

DICAS Para facilitar na hora da compra de roupas fitness online, a Flor de Ameixa deixa disponível em seu e-commerce uma tabela de medidas. É bem simples! Você tirou as medidas, por exemplo, do seu busto. O resultado foi entre 80-88 cm. Logo, o seu tamanho de manequim é P.

Já sua cintura o resultado foi entre 69-78 seu tamanho é M. Dessa forma, você consegue saber a sua numeração e comprar a sua roupa fitness online sem erro! Caso fique na dúvida entre os tamanhos, a dica Flor de Ameixa é que vá pelo seu estilo. Se preferir roupas mais justinhas ao corpo, opte pelo tamanho menor.

Caso contrário, compre o tamanho maior para que fique mais larguinha ao corpo. Tirar as medidas do corpo exige um pouco de paciência para acertar cada detalhe. Por isso, faça em um momento que estiver mais tranquila e tenha em mãos o papel e caneta para ir anotando. Se ainda assim você ficar insegura sobre o seu tamanho, repita novamente cada processo.

Como tirar as medidas do corpo sem fita métrica?

Continua após a publicidade O celular pode ser seu aliado se precisar medir algum objeto ou superfície sem ter uma fita métrica por perto. Android e iOS disponibilizam aplicativos que utilizam realidade aumentada para medir o comprimento: basta apontar a câmera, escanear o local e, em seguida, as medidas serão disponibilizadas.

Qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada? Os 10 melhores apps de Realidade Aumentada para Android e iOS

Além do Measure (Android) e Medida (iOS), existem outros aplicativos de terceiros que desempenham a mesma função. Entre as funções mais comuns, além da medição, estão a possibilidade de tirar fotos com as dimensões e compartilhar rapidamente com outros contatos. Confira os principais apps!

Como tirar as medidas da cintura?

Como medir a coxa –

A cintura é a região mais estreita do seu abdômen, localizada entre a última costela e o osso do quadril.Fique em pé, com o abdômen relaxado e as pernas paralelas.Segure o ponto zero da fita métrica com uma mão e, com a outra, passe ao redor da cintura.A fita deve ficar ajustada, sem apertar muito, ou deixar larga.

Como medir a cintura em casa?

Para medir a circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se que a fita esteja justa, mas não a ponto de comprimir sua pele e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça a sua cintura.

Quem usa 42 tem quanto de cintura?

Tabela de medidas:

Tamanhos Busto Cintura
38 85-89 66-70
40 89-93 70-74
42 93-97 74-78
44 97-101 78-82

Como medir com a câmera do celular?

Arraste um dos círculos para o ponto inicial do objeto que deseja medir, e o outro para o ponto final; A medida será exibida; Para salvar a medida, toque no botão de disparador da câmera para fazer uma captura, ou toque no botão ‘Copiar’.

Como medir corpo com a fita?

Antes de começar – É importante considerar que o corpo à ser medido deve: estar vestindo uma roupa fina, sem volume de tecido, que permita a visualização das formas; manter uma fita ou cordão amarrado na cintura para servir como ponto de referência para as outras medidas; manter uma posição ereta para que o resultado da medida esteja correto.

Como perder 30 cm de cintura?

Número para marcação de consultas, disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local. As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.

Como tirar a medida do abdômen?

Como medir a circunferência abdominal? – A medida da circunferência abdominal não é a medida da cintura. Talvez, para os homens, isso não faça tanta diferença, mas para as mulheres, sim. Para medir sua circunferência abdominal, é importante posicionar a fita métrica no ponto médio entre as duas últimas costelas e a parte superior do osso ilíaco.

Qual o peso de quem veste 42?

Medidas Femininas

Tamanho Peso Manequim de Busto
Mini – MI 46 a 55 kg 38 a 40
Pequeno – PQ 56 a 65 kg 40 a 42
Médio – MD 66 a 75 kg 44 a 46
Grande – GR 76 a 90 kg 48

Qual o tamanho ideal da barriga?

A medida do perímetro do abdômen é importante para indicar possíveis problemas de saúde enfrentados por um indivíduo. Saiba mais e pegue sua fita métrica. O termo circunferência abdominal é bastante utilizado por médicos e especialistas no processo de emagrecimento. Mas, você sabe o por quê? Acredite, essa medida é mais importante do que você pensa e pode ser um ótimo medidor de saúde. Quando falamos da preocupação com o excesso de gordura, que hoje em dia já sabemos que não é mais só uma questão de estética e sim de saúde, é importante entender que não só o índice de gordura corporal precisa ser considerado, mas também onde essa gordura se localiza.

  • Muitos estudos já comprovaram e a própria Organização Mundial da Saúde confirma que a gordura na região abdominal é aquela que precisa de mais atenção.
  • Geralmente, ela está associada à obesidade, que é um fator associado a elevada morbidade e mortalidade por diversas causas, em especial as cardiovasculares.
You might be interested:  Como Fazer Aromatizador De Ambiente?

Ao se consultar com um especialista das áreas de endocrinologia ou nutrição, alguns exames podem ser realizados durante a própria consulta, que já vão indicar a porcentagem aproximada de gordura corporal e em quais locais do seu corpo ela se apresenta em excesso. Uma medida simples e bastante reveladora é a circunferência abdominal, que é tomada com uma fita métrica em volta do abdômen. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as medidas ideais para essa região do corpo ficam entre 102 cm para os homens e 88 para as mulheres.

Ela indica a gordura visceral, que é o grande fator de risco para doenças cardiovasculares e metabólicas. Conhecer esta medida é simples e o processo pode ser feito em casa, com o auxílio de uma fita métrica. Basta posicioná-la ao redor do corpo, na altura do umbigo (o ideal é a fita passar por cima dele).

Veja na tabela ao lado os valores considerados ideais para pessoas adultas. A medida dessa circunferência é um parâmetro para importantes medições de saúde. Por isso, é preciso vê-la como um sinal de alerta quando o número está acima do que é pré-fixado pela OMS ou pelas sociedades médicas.

  • Mas, é claro que pode haver uma variação nos números segundo as constituições corporais de cada um.
  • No entanto, o perigo surge quando os números são excessivamente acima do ideal.
  • É importante que o médico avalie se há comprometimento metabólico ou cardíaco, identificar as causas para esse ganho de gordura abdominal e iniciar o tratamento para garantir um emagrecimento saudável.

Olho na fita métrica e vamos cuidar da nossa saúde!

O que é considerado uma cintura fina?

Para os homens, a circunferência abdominal não deveria passar os 94 cm. Mulheres devem manter a circunferência em até 80 cm. Ter a circunferência abdominal aumentada não é um problema estético.

Qual é o tamanho de uma cintura fina?

O segredo da cintura fina | LeBlog Alow Lebloguers! A coluna de hoje do Hospital Santa Paula é mais do que importante, é totalmente necessária para todas as mulheres. Afinal quem não quer exibir uma cinturinha fina no verão? A coluna é assinada pelo Dr. Otavio C.E. Gebara e tem ótimas dicas para a tão sonhada cinturinha de pilão. Voilà Mais do que uma questão de estética, manter a cintura fina é uma questão de saúde. Por isso, mais importante do que a preocupação em eliminar a gordura do culote, mantenha o foco em ficar com a barriga sarada. A gordura que fica estocada na cintura é um sinal da existência de gordura visceral, que também está envolvendo os órgãos internos.

  1. E essa é a gordura que produz substâncias nocivas para a saúde do coração e vasos, aumenta o colesterol e triglicérides (que é a gordura que deposita facilmente), e predispõe a diabetes.
  2. Este estoque abdominal de gordura, também pode migrar para o fígado causando a esteatose hepática (visualizada em exames de ultrassom).

Nas mulheres, este aumento da circunferência abdominal se torna ainda mais provável após a menopausa. Como determinar se temos gordura visceral? Estudos recentes demonstraram que o Índice de Massa Corpórea (IMC) não é bom método para medir obesidade em mulheres entre 20 e 33 anos.

  • O IMC é um método simples de medir e determinar o grau de obesidade,
  • Ele é calculado dividindo-se o peso (em Kg) pela altura em metros elevada ao quadrado.
  • O valor entre 18,5 a 25 é o ideal, sendo que acima de 30 é considerado obesidade.
  • Ele é útil, mas este estudo demonstrou que quando se fazia um exame de medida de composição corporal, o IMC falhou em detectar obesidade em um grupo significativo de mulheres.

A medida da circunferência abdominal com uma fita métrica pode ajudar muito. A medida (realizada na altura do umbigo) recomendada para mulheres, é abaixo de 88cm, ou idealmente abaixo de 80 cm. Valores acima de 88 cm são um sinal forte da presença de gordura visceral.

Uma má notícia, a lipoaspiração da gordura do abdômen não elimina a gordura visceral que está entre os órgãos. Boa notícia, a gordura visceral pode ser eliminada com uma dieta balanceada e com exercícios. Pequenas reduções no peso já podem ter grande impacto na redução desse tipo de gordura. Por isso, mãos à obra.

Você está no comando para ficar com a cintura fina. : O segredo da cintura fina | LeBlog

Quem veste 44 usa M ou G?

Como tirar medidas?

Contorno de cintura BRASIL
84-88 cm M 40
92-96 cm G 42
100-104 cm GG 44
108-112 cm XGG 46

Quem pesa 50 kg veste quanto?

Tabela de Medidas Feminina

Tamanho do Produto Seu Peso Quadril Referência
PP 50 Kg 85 – 95 cm Tam 38
P 51 – 58 Kg 96 – 106 cm Tam 40
M 59 – 68 Kg 103 – 110 cm Tam 42
G 69 – 78 Kg 108 – 118 cm Tam 44

Quem veste 40 em ou G?

Tamanho 40 : tem ate 80 kg, normalmente veste M. Tamanho 42: tem ate 85 kg, normalmente veste M ou G. Tamanho 44 e 46: tem acima de 85 kg ate 100 kg normalmente veste GG.

Como se mede 1 metro?

Centímetro: 100 centímetros corresponde a 1 metro. milímetro: 1000 milímetros corresponde a 1 metro.

Como se tira a medida da virilha?

Como Tirar Medidas para Roupas (com Imagens) Muitos catálogos ou programas de boa forma pedem a você que tire as próprias medidas corporais. Basta ter uma fita métrica (ou uma linha e uma trena) e (preferivelmente) alguém para ajudá-lo, embora seja possível fazê-lo por conta própria.

  1. 1 Comece com a gola. Meça ao redor da base do pescoço, onde a gola costuma estar. Coloque uma ponta da fita métrica na frente do pescoço e passe-a ao redor, até que ambas se encontrem. Aperte-a cuidadosamente e tire a medida.
    • Arredonde-a para o centímetro mais próximo.
  2. 2 Tire uma medida na parte mais larga do peito. Ponha a fita métrica no centro da região peitoral, em sua porção mais larga, que costuma estar logo acima dos mamilos. Passe-a ao redor das costas, descendo pelas axilas e garantindo que a fita métrica continue horizontal e sem torções.
    • Ajuste-a sobre a pele, mas sem apertá-la.
  3. 3 Peça a um amigo que tire a medida da manga. Essa é uma medida mais difícil de se tirar por conta própria, uma vez que é preciso descer do centro das costas até o braço. Ponha a mão no quadril, com o cotovelo em um ângulo reto. Peça ao amigo que passe a fita métrica ao longo do ombro e siga descendo pelo braço, até chegar no pulso.
    • A fita métrica deve passar por cima do ombro e ao longo do cotovelo para chegar ao comprimento completo.
    • Se tiver que tirar a medida por conta própria, experimente prender a ponta da fita métrica no centro das costas com fita adesiva e guiá-la cuidadosamente ao longo do braço.
    • Na dúvida, você pode tirar a medida a partir do centro do peito, mas a medida estará ligeiramente alterada.
  4. 4 Encontre a medida da cintura natural. Essa é a região onde a cintura está em sua menor medida, geralmente acima do umbigo e logo abaixo das costelas. Vá em frente e tire essa medida mesmo que costume usar calças em uma altura diferente. Segure a ponta da fita métrica na frente e passe-a ao redor das costas para obter o valor completo.
    • Caso tenha o hábito de usar calças com costura baixa, você também pode tirar a medida na altura em que elas costumam estar.
    • Mantenha a fita métrica um pouco frouxa, mantendo um dedo entre ela e a cintura.
  5. 5 Meça a largura dos quadris e a distância a partir da cintura. Fique em pé com as pernas separadas em aproximadamente 15 centímetros. Passe a fita métrica ao redor de one os quadris são mais largos.
    • A seguir, meça a altura da cintura natural até a medida do quadril.
    • A parte mais larga dos quadris muda entre pessoas, então podem ser necessárias algumas tentativas para determinar o posicionamento correto da fita métrica.
  6. 6 Confira o tamanho do quadril, do joelho e da panturrilha. Embora nem sempre sejam usadas, essas medidas são importantes se você pretende conseguir uma roupa sob medida. Passe a fita métrica ao redor de cada área em seu ponto mais largo e tire a medida.
    • Alguns lugares podem também pedir pela medida do tornozelo.
  7. 7 Tire as medidas da virilha. Meça esse comprimento colocando a ponta da fita métrica na frente da cintura e puxando-a pelas pernas. Coloque o dedo sobre ela na parte de trás da cintura natural e você terá o comprimento da virilha.
    • Para a profundidade da virilha, sente-se em uma superfície plana. Meça da cintura até a superfície.
  8. 8 Encontre a medida interna das pernas. Faça-o com os pés calçados. Essa medida também é mais fácil de se obter com o auxílio de um amigo, tomando-a a partir do interior da virilha até o ponto onde as calças estão. No entanto, se tiver que fazê-lo a sós, experimente pisar em uma ponta e puxar a outra até a altura da virilha.
    • Outra opção é pegar uma calça com bom caimento e usá-la para tomar a medida.

    Publicidade

  1. 1 Comece com a medida do busto. Ponha uma ponta da fita métrica na frente do peito em sua área mais larga. Passe-a sob os braços, indo por trás das costas e confirmando que não haja qualquer torção. Puxe-a bem até que esteja completamente horizontal ao redor do corpo. Tente trazer os braços para baixo por cima da fita métrica e faça a medição.
  2. 2 Meça sob o busto caso precise de medidas para um sutiã. Caso necessite de medidas para um sutiã, meça sob o busto, mantendo a fita métrica horizontal e bem ajustada. Arredonde para a unidade mais próxima.
    • Para medidas americanas, divida a medida em centímetros por 2,54 para chegar ao valor em polegadas. A seguir, some 4 se o valor for par e 5 se for ímpar para chegar ao tamanho da alça. Se a sua medida foi de 88 centímetros, divida-a por 2,54 para chegar no valor aproximado de 34,5 polegadas. Arredonde-o para 35 e some 5 para chegar em 40.
    • Subtraia a medida sob o busto da medida do busto para chegar ao tamanho da taça:
      • AA = 1 / 2 ” (1,2 cm);
      • A = 1″ (2,5 cm);
      • B = 2″ (5,1 cm);
      • C = 3″ (7,6 cm);
      • D = 4″ (10,1 cm);
      • E/DD (Estados Unidos) ou DD (Reino Unido) = 5″ (12,7 cm);
      • F/DDD (Estados Unidos) ou E (Reino Unido) = 6″ (15,2 cm);
      • G (Estados Unidos) ou F (Reino Unido) = 7″ (17,8 cm);
      • H (Estados Unidos) ou FF (Reino Unido) = 8″ (20,3 cm);
      • I (Estados Unidos) ou G (Reino Unido) = 9″ (22,9 cm);
      • J (Estados Unidos) ou GG (Reino Unido) = 10″ (25,4 cm).
  3. 3 Tire a medida da manga. Roupas femininas por vezes não têm medidas de mangas, mas pode ser útil ter essa informação se você estiver fazendo compras online. Ponha uma ponta da fita métrica na ponta do ombro e avance até chegar no pulso.
    • Meça até o ponto onde a manga deve cair.
  4. 4 Anote a medida do ombro para roupas sob medida. Ponha uma ponta da fita métrica na ponta de um ombro e passe-a ao longo das costas. Chegue à medida na ponta do outro ombro, garantindo que a fita métrica esteja horizontal e bem rente à pele.
  5. 5 Encontre a cintura natural. Essa é a menor parte de sua cintura, geralmente logo acima do umbigo e sob as costelas. A fita métrica deve ser colocada horizontalmente ao redor do corpo, com a medida sendo tirada à sua frente.
    • Se você costuma usar calças com costura mais baixa, tire essa medida também apenas por garantia.
  6. 6 Defina a medida dos quadris no ponto mais largo. Passe a fita métrica ao redor do corpo, avançando também sobre a porção mais larga do bumbum. Mantenha a fita métrica horizontal e rente à pele e tire a medida à sua frente, onde ela toca sua ponta.
    • Observe no espelho se a fita métrica está bem rente sobre a pele.
    • Fique em pé com as pernas separadas em aproximadamente 15 centímetros.
  7. 7 Meça a largura da coxa, do joelho e da panturrilha para roupas sob medida. Embora não seja comum encontrá-las com frequência ao comprar roupas prontas, essas medidas são importantes para peças sob medida. Passe a fita métrica ao redor de cada porção da perna em seu ponto mais largo e realize a medição.
    • Você também pode tirar a medida do comprimento da virilha levando a fita métrica começando na frente da cintura natural, avançando pelo meio das pernas e chegando na parte de trás da cintura natural.
  8. 8 Tire a medida interna das pernas. Essa medida vai da virilha até o ponto onde as calças chegam ao tornozelo. Pode ser difícil tirá-la por conta própria, então peça ajuda a uma amiga quando possível.
    • Você pode também tirar a medida a partir de uma calça com bom caimento em termos de comprimento.
    • Caso tenha o hábito ocasional de usar sapatos de salto, pode ser útil tirar uma segunda medida se você quiser que a calça fique mais comprida nessa situação.
    • Se não quiser que alguém a ajude, você pode encontrar o tamanho medindo uma calça com bom caimento. Deixe-a colocada sobre uma superfície e meça do centro da virilha até a parte inferior da barra, avançando ao longo da costura.

    Publicidade

  • Para maior precisão, peça a alguém que tire as medidas para você.
  • Não contraia o abdome ou force os músculos. Apenas permaneça relaxado durante toda a medição. Se o abdome estiver contraído, por exemplo, as medidas serão pequenas e as roupas ficarão excessivamente justas.
  • Para poupar tempo, você pode pesquisar quais medidas são necessárias para um tipo específico de roupas que deseja comprar ou fazer. Caso queira tirar medidas para uma camiseta, por exemplo, não é necessário medir o gavião.

Publicidade

  • Fita métrica plástica ou de pano;
  • Caneta;
  • Pedaço de papel.

Coescrito por : Designer de Moda e Alfaiate Profissional Este artigo foi coescrito por, Andrea Beaulieu é Alfaiate, Designer de Moda e Proprietária da MOORE, uma loja de peças de gênero neutro, contemporâneas e feitas sob medida. Andrea tem mais de 20 anos de experiência no ramo da moda e do marketing e é especialista em criação de padrões, panejamento e construção de modelitos.

Qual o lado certo da fita métrica para medir o corpo?

8 Formas de Usar uma Fita Métrica Você fica confuso na hora de usar uma fita métrica por conta de todas aquelas linhas e números diferentes? Nunca mediu nada na vida? Se a resposta for sim, não se preocupe! Pode parecer complicado no começo, mas, quando você aprende o que cada marcação significa, vai conseguir medir e anotar as medidas das coisas rapidamente.

  1. Os metros são parte do sistema métrico. Se houver medidas em polegadas, ignore-as e procure pelas medidas do sistema métrico. Geralmente, elas ficam na fileira inferior e terão números menores, já as polegadas ficarão em cima e com números maiores. Se quiser ter certeza, procure as palavras ou abreviações “metros”, “cm” ou “m”.
    • Nem toda fita métrica terá marcações com letras, mas, se tiver, elas estarão no canto esquerdo.
    • Se você só vir uma fileira de medidas, olhe o outro lado da fita. Ele pode ter mais marcações.
    • Se a fita métrica só tiver medidas em polegadas e pés, compre outra fita.

    Publicidade

  1. Os milímetros são subunidades que compõem o metro. Na fileira métrica da fita, os milímetros são as menores marcações e não costumam ser identificados.10 milímetros formam 1 centímetro, ou seja, você verá nove linhas de milímetros entre cada número de centímetro na fita métrica, já que a décima linha de milímetro será a com o número do centímetro.
    • Por exemplo, você verá nove linhas pequenas entre o “5” e o “6.”
  1. Os centímetros são a próxima subunidade indo da menor para a maior até chegar nos metros. Eles são representados por marcas grandes e numeradas na fileira métrica. Você também verá uma linha ou pouco mais comprida no meio do caminho entre um centímetro e outro. Ela indica meio centímetro, que é composto por cinco milímetros. Ela é mais comprida que as linhas de milímetros, mas mais curta que as dos centímetros e não costuma ser numerada.
    • Por exemplo, você verá uma linha um pouco mais comprida entre o “3” e o “4”. Isto indica a marca de três centímetros e cinco milímetros, ou seja, 3,5 centímetros.

    Publicidade

  1. Agora que você já sabe identificar e ler as medidas, chegou a hora de medir. Comece da extrema ponta esquerda, que pode ter um “0”. Encontre a marcação à direita que estiver alinhada com o a borda do objeto que você está medindo. Anote a medida.
    • Por exemplo, medir 205 linhas de centímetros resultará em 2,05 metros.
    • Medir quatro linhas de milímetro depois da marca de 2 cm indica 2,4 centímetros.

    Publicidade

  1. Se a medida deu mais de 100 centímetros, você já tem uma medida em metros. Por exemplo, se você mediu 205 linhas de centímetros, deve ter anotado 2,05 metros e não precisa fazer mais nada. Porém, se a medida deu menos de um metro, você terá que convertê-la para chegar em uma medida em metros.
    • Por exemplo, se o objeto que você mediu tinha 13 cm e você quiser saber quanto isso representa em metros, terá que converter a medida.
  1. Use essa conversão se o que você mediu tem menos de um centímetro. Cada metro contém 1000 milímetros. Sendo assim, divida o número em milímetros por 1000 para encontrar a medida em metros.
    • Por exemplo, se você mediu cinco milímetros, divida 5 por 1000 e chegue a 0,005 metro.

    Publicidade

  1. Use essa conversão se o que você mediu tem mais de um centímetro. Cada metro tem 100 centímetros. Divida o número de centímetros por 100 para chegar à medida em metros.
    • Por exemplo, se você mediu algo de 9,5 cm, divida 9,5 por 100 e chegue a 0,095 metro.

Usar fitas métricas diferentes não afeta o método ensinado acima, já que as conversões serão as mesmas.

Publicidade Coescrito por : Especialista em Melhoria de Lares Este artigo foi coescrito por, Gino Colucci é Especialista em Melhoria de Lares e Proprietário da Crackerjacks Handyman Services em Chandler, Arizona. A Crackerjacks Handyman Services oferece soluções baratas para problemas domésticos e em salas comerciais, realizando pequenos projetos e consertos.

Como fazer as medidas antropométricas?

Para medir a altura, o paciente fica em pé, com a coluna ereta e os braços estendidos, a cabeça no ângulo de 90° em relação ao chão e seus calcanhares unidos. Em seguida, é só colocar a régua da balança antropométrica no topo da cabeça do paciente e fazer a leitura da medida.

Como tirar as medidas do abdômen?

Essa gordura, localizada na região da cintura, é a mais perigosa para a saúde geral – Quando falamos da preocupação com o excesso de gordura, que hoje em dia já sabemos que não é mais só uma questão de estética e sim de saúde, é importante entender que não só o índice de gordura corporal precisa ser considerado, mas também onde essa gordura se localiza.

  • Muitos estudos já comprovaram e a própria Organização Mundial da Saúde confirma que a gordura na região abdominal é aquela que precisa de mais atenção.
  • Geralmente, ela está associada à obesidade, que é um fator associado a elevada morbidade e mortalidade por diversas causas, em especial as cardiovasculares.

Formas de avaliar a gordura corporal e sua distribuição Ao se consultar com um especialista das áreas de endocrinologia ou nutrição, alguns exames podem ser realizados durante a própria consulta, que já vão indicar a porcentagem aproximada de gordura corporal e em quais locais do seu corpo ela se apresenta em excesso.

Os exames mais comuns são a bioimpedância, que se trata de uma máquina em que o paciente sobe e ela faz uma avaliação clínica completa da composição corporal, e a medição da espessura das pregas cutâneas com uma espécie de “pinça”, em que se determina a relação da gordura localizada nos depósitos debaixo da pele e a gordura interna.

Porém, ainda é possível que o profissional peça exames complementares dependendo do caso, como a ultrassonografia para definir a medida de pregas cutâneas e a espessura do tecido adiposo, a tomografia computadorizada para quantificar o tecido adiposo subcutâneo ou a ressonância magnética para diagnosticar a gordura visceral em pacientes com alto risco.

  1. Medindo a circunferência abdominal Essa é a medida mais usada para definir a obesidade central e um dos critérios para caracterizar a síndrome metabólica.
  2. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nos homens a cintura não pode passar de 94 cm e a relação cintura- quadril(RCQ) de 0,9.
  3. Já nas mulheres as medidas máximas são de 80cm cintura e a RCQ de até 0,8,

Pesquisas recentes mostraram que só a diminuição da circunferência abdominal já contribui para uma melhor distribuição da gordura corporal e menor risco para doenças. Para medir a sua circunferência abdominal de forma correta, a fita métrica deve ser passada no entorno do abdômen, numa posição que fica, geralmente, logo acima do umbigo mas isso deve ser feito por um profissional que padroniza as medidas e pode compará-las.