Como Fazer Uma Conclusão?

Que palavras usar na conclusão?

300 termos que irão ajudá-lo a escrever uma dissertação de sucesso Uma dissertação bem redigida apresenta, necessariamente, uma boa articulação de ideias. Para obtê-las, é necessário promover um encadeamento semântico e sintático entre as frases. Ou seja, é preciso combinar significados e ideias por meio de mecanismos que liguem uma oração a outra.

  • Tudo isso de forma que o texto final tenha sentido completo.
  • Esse texto pode ser um artigo científico, um projeto de pesquisa ou um TCC, por exemplo.
  • Tendo por base um levantamento elaborado por Othon Moacyr Garcia, em seu livro Comunicação em Prosa Moderna, listamos, então, os elementos de ligação – advérbios, locuções, conjunções e preposições – mais usuais para se construir uma dissertação científica de sucesso.

Você pode conferi-los na tabela a seguir.

RELAÇÃO DE SENTIDO ELEMENTOS DE LIGAÇÃO DE IDEIAS
Prioridade, relevância Em primeiro lugar, acima de tudo precipuamente, principalmente, primordialmente, sobretudo.
Tempo (frequência, duração, ordem, sucessão, anterioridade, posteridade) Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente, nesse ínterim, nesse meio tempo, enquanto, quando, antes que, depois que, logo que, sempre que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas.
Semelhança, comparação, conformidade Igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente, semelhantemente, analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de conformidade com, de acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de vista, tal qual, tanto quanto, como, assim como,bem como, corno se.
Condição, hipótese Se, caso, eventualmente, desde que, contanto que, a não ser que, salvo se, como, conforme, segundo, de acordo com, em conformidade com, consoante, para, em consonância.
Alternância Ou, oraora, jájá, sejaseja, quer,.quer.
Explicação Pois, porque, por, porquanto, uma vez que, visto que, já que, em virtude de.
Fazer concessão Apesar de, embora, ainda que, se bem que, por mais que,por menos que, por melhor que, por muito que, mesmo que.
Para concluir Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.
Para incluir Também, inclusive, igualmente, até (inclusive)
Adição, continuação Além disso,outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado, também e as conjunções aditivas (e nem, não sómas também e, nem, também, ainda além de, não apenascomo também, não sóbem como, também, inclusive igualmente, até, bem como, não só mas ainda, não somente mas também, alem de, com efeito, por outro lado, ainda, realmente, ora, acrescentando-se que, acrescente-se que, saliente-se ainda que, paralelamente, alem disso, ademais, alem do mais, alem do que, tantoquanto, como se não bastasse,tanto como.
Dúvida Talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável, não é certo, se é que.
Certeza, ênfase De certo, por certo, certamente, indubitavelmente, inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente,com toda a certeza.
Surpresa, imprevisto Inesperadamente, inopinadamente, de súbito, imprevistamente surpreendentemente.
Ilustração, esclarecimento Por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a saber.
Propósito, intenção, Finalidade Com o fim de, a fim de, com o propósito de
Lugar, proximidade, distância Perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro fora, mais adiante, além,acolá, lá, ali, algumas preposições e os pronomes demonstrativos.
Resumo, recapitulação, conclusão Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.
Causa, conseqüência e explicação Assim, de fato, com efeito, que, já que, uma vez que, visto que, por conseguinte, logo, pois (posposto ao verbo), então conseqüentemente, em vista disso, diante disso, em vista do que, de (tal) sorte que, de (tal) modo que de, (tal) maneira que, por conseqüência, como resultado, tãoque, tantoque, tamanha(o)que, tal que,decorrente de, em decorrência de, conseqüentemente, com isso, que, porque, pois, como, por causa de, já que, uma vez que, porquanto; na medida em que, visto que.
Contraste, oposição, restrição, ressalva Pelo contrário em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo, todavia, entretanto, embora, apesar, ainda que, mesmo que, posto que, conquanto que, se bem que, por mais que, por menos que, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, senão, opor-se, contrariar, negar, impedir, surgir em oposição, surgir em contraposição apresentar em oposição, ser contrário.
Afirmação Consistir, constituir, significar, denotar, mostrar, traduzir-se por, expressar, representar, evidenciar.
Causalidade Causar, motivar, originar, ocasionar, gerar, propiciar, resultar, provocar, produzir, contribuir, determinar, criar.
Finalidade Visar, ter em vista, objetivar, ter por objetivo, pretender, tencionar, cogitar, tratar, servir para, prestar-se para.
Palavras de transição Palavras responsáveis pela coesão do texto por estabelecem a inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são preposições, conjunções alguns advérbios e locuções adverbiais. Inicialmente (começo introdução) desde já (começo introdução) a principio, a priori (começo), em primeiro lugar (começo)além disso (continuação), do mesmo modo (continuação), acresce que (continuação), ainda por cima (continuação), bem como (continuação), outrossim (continuação), enfim (conclusão), dessa forma (conclusão), em suma (conclusão), nesse sentido (conclusão), portanto (conclusão), afinal (conclusão),logo após (tempo), ocasionalmente (tempo), posteriormente (tempo)atualmente (tempo), enquanto isso (tempo), imediatamente (tempo), não raro (tempo), concomitantemente (tempo), igualmente (semelhança, conformidade), segundo (semelhança, conformidade), conforme (semelhança conformidade) assim também (semelhança, conformidade), de acordo com (semelhança, conformidade), daí (causa e conseqüência), por isso (causa e conseqüência), de fato (causa e conseqüência), em virtude de (causa e conseqüência), assim (causa é conseqüência) naturalmente (causa e conseqüência), então (exemplificação esclarecimento), por exemplo (exemplificação, esclarecimento) isto é (exemplificação esclarecimento), a saber (exemplificação, esclarecimento), em outras palavras (exemplificação esclarecimento), ou seja (exemplificação esclarecimento) quer dizer (exemplificação esclarecimento) rigorosamente falando (exemplificação, esclarecimento).
Coesão por substituição Substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar etc) verbos períodos ou trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo, evitando a repetição no corpo do texto.Ex.: Porto Alegre pode ser substituída por “a capital gaucha; Castro Alves pode ser substituído por “O Poeta dos Escravos ;João Paulo II: Sua Santidade; Vênus: A Deusa da Beleza.
You might be interested:  Como Fazer Sopa De Legumes?

ul> Você também pode utilizar essas dicas para lhe ajudar com frases para começar uma redação. Além disso, referências e ferramentas de auxílio à pesquisa também são essenciais para qualquer pesquisador e para quem está realizando trabalhos científicos ou acadêmicos. Por isso, selecionamos, para que você já deixe salvos nos seus favoritos! Essas são dicas simples que podem melhorar a escrita científica e, consequentemente, a qualidade do seu texto! Mas não se esqueça: para se construir um texto de qualidade é preciso, antes de tudo, muita leitura e entendimento dos gêneros científicos. Você já adicionou a sua dissertação ao seu ?

Se você tem interesse em escrever um artigo científico, mas não sabe por onde começar, tenho um material que vai te ajudar bastante. O nosso e-book sobre como escrever artigos científicos. Você pode baixá-lo gratuitamente: : 300 termos que irão ajudá-lo a escrever uma dissertação de sucesso

O que é a conclusão?

Significado de Conclusão (O que é, Conceito e Definição) Conclusão é o ato de finalizar ou concluir uma ideia, processo, texto, trabalho e demais atividades que requerem um término para uma sequência de etapas. A conclusão é uma das partes essenciais que compõe uma redação, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado do,Os professores e especialistas em construção textual sugerem que a conclusão, neste contexto, não contenha algumas palavras tidas como ” clichê “, como: “em resumo”, “concluindo” ou “terminando”, por exemplo.Outras regras básicas para a produção de uma redação consistem em não fornecer novas informações (que não estão contidas no desenvolvimento do texto), assim como propor ideias que não foram previamente apresentadas no trabalho.

You might be interested:  Como Fazer Bolinho De Chuva Simples?

A conclusão de trabalho e redação deve ser, de preferência, coerente e objetiva. As últimas linhas ou parágrafos do texto devem ser destinadas ao desfecho do raciocínio do escritor, ou seja, as consequências de seu argumento.

O que é a conclusão de um texto?

A conclusão é o encerramento do texto, a parte em que as ideias que foram apresentadas ao longo da produção devem ser finalizadas.

Como finalizar o desenvolvimento?

Dúvidas frequentes sobre o assunto – O desenvolvimento é a parte da redação do ENEM, ou em uma tese, na qual você apresenta sua argumentação sobre o tema, não só passando como também defendendo o seu ponto de vista. O começo de desenvolvimento sempre tem que trazer a ideia já lançada na introdução, dando assim continuidade ao texto e aos argumentos escolhidos em relação ao tema.

  • Um bom parágrafo de desenvolvimento de um texto precisa ser conectado com a introdução, sendo como uma continuidade da ideia principal onde você colocar exemplos, dados e informações que irão explicar e afirmar o seu ponto de vista.
  • É importante usar alguns conectivos para desenvolvimento de redação,

Algumas dessas palavras são: além disso, pode-se mencionar, primeiramente, e entre outros. Diferente do inicio de desenvolvimento, que se conecta com a introdução, o fim dele deve preparar o caminho para a conclusão. Uma boa maneira de concluir seu desenvolvimento é fazendo um fechamento crítico dos argumentos apresentados.

O que é a conclusão de um trabalho escolar?

Conclusão: é onde o aluno finaliza o trabalho, escrevendo seu ponto de vista sobre o assunto e as conclusões que tirou com a pesquisa realizada. Bibliografia: é a relação de todos os materiais que foram usados na pesquisa (livros, sites, revistas e outros materiais).

You might be interested:  Como Fazer Um Artigo De Opinião?

O que a conclusão deve conter?

Em que consiste uma conclusão da redação? – A conclusão da redação deve resumir os argumentos que foram levantados ao longo do texto. Sendo assim, deve fazer um apanhado geral e breve sobre o que foi discutido na redação até então. Além disso, é interessante também trazer na conclusão uma solução ou proposta de intervenção.

O que é ação na conclusão?

Realizar uma boa proposta de intervenção na redação do Enem pode ser um grande desafio, já que a banca coloca critérios rigorosos que devem ser seguidos à risca, porém adotando as estratégias certas, é possível alcançar uma boa pontuação. A proposta de intervenção da redação Enem é uma das competências que serão avaliadas pela banca.

  • Consiste em indicar ações que possam, de fato, ajudar a resolver o problema exposto pelo tema.
  • Para a sua constituição, a banca exige cinco elementos diferentes, sendo eles: ação, agente, modo, efeito e detalhamento.
  • No post de hoje, você irá aprender os meios para aplicar na proposta de intervenção da redação Enem, atendendo aos critérios supracitados.

Acompanhe.

Como terminar a conclusão de uma redação?

Em que consiste uma conclusão da redação? – A conclusão da redação deve resumir os argumentos que foram levantados ao longo do texto. Sendo assim, deve fazer um apanhado geral e breve sobre o que foi discutido na redação até então. Além disso, é interessante também trazer na conclusão uma solução ou proposta de intervenção.