Como Fazer Requeijão Caseiro?

Como é que é feito o requeijão?

Veja a diferença entre requeijão e cream cheese – Apesar de parecidos e pertencentes ao mesmo grupo de laticínios, o requeijão e o cream cheese apresentam pequenas diferenças. O requeijão é feito a partir do coalho, e muitas vezes, traz creme de leite, água e sal na sua composição.

Quantos litros de leite para fazer 1 kg de requeijão?

Requeijão O requeijão é um produto tipicamente brasileiro, notório por sua versatilidade de formatos e utilização. Nesta receita aprenda a elaborar o tradicional requeijão de corte, assim como o requeijão semi-cremoso muito utilizado na culinária nacional. Com baixo investimento é muito fácil fazer o Requeijão em casa, bastando a aquisição do KIT para Fabricação do Requeijão, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos).

Ingredientes e utensílios: 5 litros de leite pasteurizado (em saquinhos); 3 ml de cloreto de cálcio; 2 ml do Coagulante Quimase (dissolvido em 3 colheres de água filtrada); 1 envelope de Fermento para Requeijão; 1 colher de sopa rasa (equivalente de 15 gramas) de Sal Fundente (Lège Cremoso) ; 1 termômetro para laticínios; 1 colher chá de sal refinado; 200 gramas de creme de leite (em caixinha ou creme fresco).

Dicas: Não utilizar leite “homogeneizado” ou leite de caixinha na fabricação do requeijão. A receita do requeijão divide-se em duas etapas: 1ª. Preparo de massa.2ª. Elaboração do requeijão propriamente dito.1ª etapa: preparo da massa para elaboração do requeijão Adicione o leite (ainda gelado) na panela na quantidade de 5 litros. A seguir, adicione o Fermento (previamente diluído em água filtrada, na quantidade de 1 copo ou 200 ml aproximadamente), lentamente e misturando com uma escumadeira. Leve a panela ao fogo, baixo, misturando sempre.

Nesta etapa o leite deverá ser aquecido até que atinja a temperatura de 30 a 32ºC máximos (utilize o termômetro para verificar o aquecimento). Ao atingir a temperatura mencionada, desligue imediatamente a chama e adicione os outros dois ingredientes: Solução de Cloreto de Cálcio e por último o Coagulante (diluídos em partes iguais em água filtrada).

Após a adição do Coagulante, deixar o leite em repouso por um período de 15 a 20 minutos, verificando se ocorreu a formação de uma coalhada lisa, firme e compacta (observe se a mesma começou a se desgrudar da panela; este é um sinal do ponto para se cortar a coalhada). Com o auxílio da faca, faça cortes paralelos e cruzados pela extensão da panela, numa distância de uns três centímetros entre um e outro corte. Após o corte, deixe em repouso por 5 minutos (observe a formação de um soro com tonalidade esverdeada, isto é um bom sinal de que tudo está correndo bem). Após o repouso, inicie a mexedura (mexida da massa) por 15 minutos, com movimentos circulares, por toda extensão e profundidade da panela e aqueça imediatamente (sempre mexendo) até que a temperatura final atinja a 41ºC. O ponto da massa é contado a partir do momento que a cortou, perfazendo um tempo total do momento do corte ao ponto, de 35 minutos.

À medida que a massa vai se firmando, mais soro vai sendo expulso de seu interior, e a massa vai ficando mais rígida. Após o ponto retirar a totalidade do soro e deixar a massa compactada como se fosse um único bloco. A massa firme deposita-se no fundo da panela. Separar a massa do soro, compactá-la ligeiramente com as mãos e estará pronta para uso.2ª etapa – preparo do requeijão 1º.

A massa poderá ser utilizada imediatamente, após eu preparo.2º. Separar o material a trabalhar: creme de leite, sal, sal fundente, leite. Nesta receita: 5 litros de leite preparam-se meio quilo de massa que se transforma em aproximadamente 1 quilo de requeijão. 3º. Adicionar a massa na panela, abrir a chama, protegendo a panela com a placa refratária, para que o fogo não incida com muita intensidade sobre a massa.4º. À medida que a massa vai adquirindo calor, vai-se transformando em uma pasta rígida (como se fosse mussarela derretendo). Isto é um bom sinal de que a massa sofreu a fermentação necessária. 5º e 6º. Neste momento adiciona-se o sal fundente (que irá derreter a massa sob ação do calor mais a mexedura) e o sal. Para fabricação de requeijão deve-se mexer durante todo o processo na panela. À medida que a massa aquece, deve-se fazer adição de creme de leite. O creme é absorvido pela massa (já derretida sob ação do calor). A mexedura deve ser contínua no decorrer de todo processo. 7º. Nesta imagem mostra-se o detalhe do creme recém adicionado sobre a massa já derretida.8º. O creme depois de incorporado à massa, torna-a mais uniforme e pastosa. À medida que a massa vai secando na panela, adiciona-se creme de leite ou um pouco de leite. 10º. A cor é característica, a massa é compacta e lembra um “minguau de maizena” muito encorpado (embora não tenha maizena).11º. O ponto final é muito característico. A massa já está totalmente derretida e com os ingredientes incorporados. Nota-se que escorre muito lentamente. O ponto dos diversos tipos de requeijões é regulado por esta consistência final. 12º. O ponto para requeijão em barra, apresenta como um “minguau de maizena” muito encorpado. Ao pegar um pouco do requeijão com os dedos, nota-se uma massa mais plástica que não “suja” e nem “cola”. Dá-se para moldar uma bolinha. Já o ponto do culinário apresenta-se numa consistência mais macia e escorre com mais velocidade. Em ambos os casos a massa com os ingredientes devem estar uniformes. 13º. No ponto de corte o requeijão quando levantado, escorre lentamente e forma um relevo na superfície da panela que dissolve lentamente.14º. Depois de pronto adicionar ainda a quente sobre a vasilha que poderá dar o formato de barra. Deixe em temperatura ambiente por 2 horas e armazene em geladeira. 15º. Depois de resfriado, o requeijão em barra adquire o formato da vasilha. O requeijão culinário fica com uma estrutura semi-cremosa. O que difere um de outro é apenas o ponto, mais firme para o barra e mais macio para o culinário.16º. Condimentos poderão ser adicionados depois da massa fundida: orégano, cebolinha verde e salsa, salaminho, pimenta calabreza, azeitonas trituradas.

Dica: Sal fundente (Lège Cremooso): Para elaborar qualquer tipo de requeijão, é necessário utilizar o sal fundente. Este produto possui a capacidade de transformar a massa (firme) em massa em forma de pasta, sob ação do calor. A dosagem não deve ultrapassar a 30 gramas para cada 1 quilo de massa. Pode ser adicionado lentamente à medida que a massa vai se transformando em pasta.

O ponto certo é quando a massa está totalmente “fundida”. Portanto a dosagem de Sal Fundente equivale de 15 a 20 gramas para cada 1 quilo de massa. Como pasteurizar o leite cru para fabricação de queijo? Sempre utilize o leite de animais sadios e que não estejam em tratamento com algum tipo de antibiótico.

  1. O leite deve ser coado e aquecido até atingir a temperatura de 65ºC (desligar a chama) que deverá ser mantida por 20 minutos (utilize o termômetro para controlar a temperatura e mexa lentamente para distribuir uniformemente o calor).
  2. Depois de 20 minutos, resfrie para a temperatura de adição do coalho (normalmente na faixa de 36 a 38ºC).

Não pare de mexer quando estiver aquecendo o leite, isto fará com que o mesmo “agarre” no fundo da panela, queimando-o. PARA AQUISIÇÃO DE INGREDIENTES ACESSE:

Como é produzido o requeijão cremoso?

Requeijão de corte – Portal Embrapa Fernando Teixeira Silva – Consultor autônomo O requeijão é um queijo que tem como sua principal característica o formato pastoso, aspecto este obtido com a fusão que a massa sofre em uma das etapas de sua confecção.

  1. Esta é a sua apresentação mais comum, entretanto, no Nordeste brasileiro apresenta uma maior consistência, sendo denominado requeijão de corte.
  2. No processo de fabricação do requeijão de corte é utilizado o leite desnatado, onde a gordura é retirada com o uso de desnatadeiras.
  3. O desnate natural pode ser realizado, porém, em situações bem controladas para evitar contaminações.

A pasteurização do leite para a elaboração deste produto é vista por alguns como desnecessária, pois o leite será aquecido para a elaboração do requeijão. Porém, a sua execução ajuda na padronização do produto, ou seja, o requeijão produzido a partir do leite pasteurizado apresentará uma qualidade mais homogênea.

A coagulação é feita através da adição do fermento. O processo clássico implica em deixar o leite, adicionado de fermento, por até 24h em repouso para que ocorra a coagulação. É comum as indústrias acelerarem esta etapa através da adição de ácido láctico, porém, o produto final terá um sabor inferior.

Imediatamente, ao final da coagulação, inicia-se o tratamento da massa, para que não ocorra acidificação excessiva. O tratamento da massa é realizado em duas etapas. A primeira etapa consiste no fracionamento e aquecimento da massa a 50ºC para promover a retirada do soro, que ao final desta etapa deve ser límpido e esverdeado.

A desacidificação da massa é realizada, em seguida, com água e logo após com leite, até alcançar 50°C. A etapa seguinte é a fusão que é feita acrescentando-se sal fundente à massa e elevando-se a temperatura em torno de 65ºC. Deve-se agitar vigorosamente a massa (existe equipamento próprio para esta operação).

Ao término do processo, aumenta-se a temperatura até 85-90ºC e adicionar 25% do creme (nata) retirado. Tradicionalmente, a embalagem é feita em sacos plásticos ou papel celofane. O produto deve ser armazenado sob refrigeração. Para a produção de requeijão cremoso, a indústria opta pela coagulação enzimática, utilizando processo semelhante ao do queijo mussarela ou coagulação ácida através de fermento.

Este é o processo que permite melhor sabor e aroma. Uma alternativa para a obtenção da massa coagulada no mesmo dia é a adição de 5% de fermento ao leite, mantendo a temperatura de coagulação em torno de 32ºC. No processo de fusão, a massa é aquecida em equipamento industrial à temperatura de 80 a 85ºC.

Neste caso, junto ao sal fundente pode ser adicionado também o sal comum na proporção de 1,5% da massa. O creme é adicionado ao final do processo. A embalagem é feita utilizando copos de vidro ou de plástico. : Requeijão de corte – Portal Embrapa

You might be interested:  Como Desbloquear Alguém No Facebook?

É saudável comer requeijão?

3. Requeijão – Muito usado nos lanches e no café da manhã das pessoas, o requeijão apresenta um grande teor de gorduras saturadas e colesterol, bem como baixa quantidade de proteínas. Essa combinação pode aumentar o risco de e doenças cardiovasculares.

Qual é a principal matéria prima do requeijão?

O requeijão cremoso é o produto obtido pela fusão da massa coalhada, cozida ou não dessorada e lavada, obtida da coagulação ácida e/ou enzimática do leite e opcionalmente adicionada de creme de leite e/ou manteiga e/ou gordura anidra de leite ou ‘butter oil’ (fração líquida da manteiga).

O que tem dentro do requeijão?

Creme de leite, leite desnatado, cloreto de sódio (sal), fermento lácteo, estabilizantes polifosfato de sódio, pirofosfato tetrassódico, pirofosfato ácido de sódio, conservadores ácido sórbico e nisina.

Porque o requeijão caseiro fica esfarelando?

Cuidado com os micro-organismos – Pode ser impuro quando contaminado com micro-organismos. Se o queijo se apresentar muito duro deve ser por corte irregular do grão. Farinhoso pode ser pelo excesso de soro, ou agitação insuficiente da massa, também por temperatura alta da massa, ou ainda muita acidez ou sal ou cloreto de cálcio.

O leite com pouca gordura também pode deixar o queijo esfarelando. As soluções dos problemas passam na maioria das vezes pela pasteurização e “Boas Práticas de Fabricação”. Os aspectos de higiene iniciam na ordenha e vai até o final do processamento do queijo. Passando pela sanidade animal. Fazer queijo de qualidade exige tecnologia, asseio e muito capricho.

Os queijos Taquari passam por rígidos processos de qualidade, garantindo assim o melhor sabor para sua mesa! Conheça nossa linha de queijos

Qual o valor do quilo do requeijão caseiro?

R$43,30. A receita caseira especial para acompanhar pães, torradas e abrilhantar qualquer petisco. O requeijão é um produto tipicamente brasileiro, desenvolvido na década de 80.

Qual é o valor de 1 kg de requeijão?

R$ 56,90 un.

Qual a diferença entre requeijão e requeijão cremoso?

O requeijão cremoso e o requeijão culinário têm algumas características distintas, o requeijão cremoso apresenta uma consistência untavel, sabor levemente ácido e salgado, textura cremosa e fina facilitando a espalhabilidade, já o requeijão culinário tem sabor mais picante, cor amarelo palha, textura curta e sem

Qual é a diferença entre queijo e requeijão?

O requeijão é bem mais grosso que os queijos cremosos e ricotas por causa do creme de leite nele. Esse também é um alimento com maior quantidade de gordura e sódio, então não é recomendado pra quem tá de dieta ou quer baixar o colesterol ruim, tá?

O que é requeijão tradicional?

O Requeijão Cremoso Tradicional é um produto lácteo brasileiro, muito presente nos cafés da manhã e lanches, perfeito para comer com um pão quentinho! Ele também é capaz de deixar qualquer prato mais gostoso e cremoso.

Qual faz menos mal manteiga ou requeijão?

18 Março 2015 – Imaginar um pão quentinho coberto com manteiga ou requeijão certamente torna-se objeto de desejo culinário de grande parte das pessoas. Há quem não dispense uma delícia assim no café da manhã. Mas, se você tivesse que optar por uma das duas opções, visando a melhor escolha para sua saúde, qual você escolheria? Requeijão ou manteiga? Quando o assunto envolve boas características nutricionais, comparado à manteiga, o requeijão se sobressai em todos os quesitos.

  • Ele possui menos gordura e é considerado uma rica fonte de cálcio e proteínas – essenciais para a construção dos músculos e fortificação dos ossos.
  • Já a manteiga, é um produto de origem animal, composto essencialmente de gordura – cerca de 80% da sua composição.
  • Abaixo você confere um comparativo nutricional envolvendo as duas opções.

DICA: a manteiga não precisa ser extinta do cardápio, a estratégia é consumir com moderação. Para uma colher (sopa) de requeijão, considere consumir 1/2 colher (sopa) de manteiga. LEIA TAMBÉM::: Com qual pão eu vou? LEIA TAMBÉM::: Com qual queijo eu vou? Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni Fonte: Revista Saúde / Site Mais Equilíbrio Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.

O que é mais saudável para passar no pão?

O que passar no pão que seja saudável? – Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).

  1. No caso de produtos industrializados, a nutricionista dá preferência para o creme de ricota, o cream cheese ou creme de queijo.
  2. Tais opções são mais práticas quando não é possível preparar patês e outros recheios em casa.
  3. Mas também vale investir em algumas receitas simples e nutritivas de recheios para o pão.

Leia também: Pão integral ou tapioca: qual carboidrato é mais saudável?

O que é mais gorduroso requeijão ou manteiga?

A gordura é a mesma. A manteiga é feita a partir de um leite batido. A composição do requeijão é leite e creme de leite. Só que: a manteiga é mais natural do que o requeijão!

Pode ter amido no requeijão?

‘Amido no requeijão’: presença de composto não é ilegal, mas deve estar no rótulo; veja ingredientes obrigatórios O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou a sem que essa informação constasse no rótulo do produto, o que caracteriza fraude econômica.

  • A diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana, explica que o requeijão que leva adição de amido deve ter em sua denominação de venda a informação “Mistura de Requeijão e Amido”, de acordo como o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão.
  • Logo, qualquer comercialização sem a denominação configura fraude ao consumidor.

— O ministério vinha recebendo na Ouvidoria denúncias de consumidores reclamando do requeijão. Para podermos para avaliar o atendimento das regras realizamos a operação. Essa questão de adição do amido não é um problema de saúde pública, já que não traz nenhum risco, mas é uma fraude econômico porque não está declarado no rótulo e o consumidor não sabia que estava consumindo um produto de qualidade inferior do previsto em norma — explica Ana Lúcia.

  1. Para ser requeijão, o produto deve ter como ingredientes leite ou leite reconstituído.
  2. No caso do requeijão cremoso, ele precisa levar :eite ou leite reconstituído, creme e/ou manteiga e/ou gordura anidra de leite ou butter oil.
  3. Há ainda uma lista de ingredientes opcionais: coalho ou coagulantes apropriados, creme, manteiga, gordura anidra de leite ou butter oil, sólido de origem láctea, leite em pó, caseína, caseinatos, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, fermentos lácteos ou cultivos específicos, condimentos, especiarias, outras substâncias alimentícias.

No caso das amostras consideradas não conformes houve a apreensão cautelar dos produtos, a autuação em processo administrativo específico, entre outras medidas. Segundo o Mapa, as empresas terão que responder pelas fraudes, mas ainda não se pode divulgar o nome dos fabricantes enquanto estiver em andamento o processo.

  1. De 179 amostras analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA), em 66 estabelecimentos, 5% apresentaram presença de amido.
  2. No entanto, o requeijão e o requeijão cremoso não podem ter amido na sua formulação.
  3. Ana Lúcia orienta que o consumidor denuncie à Ouvidoria do ministério qualquer desconfiança de que o requeijão que está consumido contém amido.

A operação específica de coleta de amostras de requeijão e requeijão cremoso no comércio varejista, foi realizada pelo Mapa em nove estados (Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). : ‘Amido no requeijão’: presença de composto não é ilegal, mas deve estar no rótulo; veja ingredientes obrigatórios

Quais são os verdadeiros requeijão?

É praticamente impossível tirar certos aperitivos do gosto do brasileiro. Sabendo disso, uma pesquisa decidiu apurar um dos nossos xodós do cardápio nacional e elegeu o melhor requeijão que hoje é vendido no Brasil. A pesquisa foi realizada pela coluna Paladar, do jornal O Estado de S.

  • Paulo, que chamou especialistas em gastronomia para avaliar 12 marcas brasileiras e internacionais.
  • Os craques apontaram as melhores marcas e criaram um ranking que você, com certeza, vai gostar de conhecer.
  • O júri avaliou quesitos com aspecto visual, firmeza da massa, textura, aroma e sabor.
  • O resultado foi surpreendente segundo os jurados.
You might be interested:  Como Assinar Pdf Com Certificado Digital?

Alguns produtos mais populares surpreenderam pelo sabor e a combinação com os alimentos. Veja abaixo como ficou o ranking. Expectativa e realidade Durante o teste, os jurados davam notas de 1 a 10 para cada um dos quesitos avaliados. Alguns tipos de requeijão alcançaram notas bem elevadas pelo conjunto da obra, outros foram prejudicados por alguma característica específica: muito consistente ou líquido demais, por exemplo.

O critério de avaliação decisivo, no entanto, era o sabor. O teste foi feito para encontrar entre as 12 marcas avaliadas, as três que mais lembrassem as origens do requeijão no Brasil: um produto com sabor delicado, textura cremosa e apresentação de dar água na boca. Segundo o ranking, os três melhores requeijões do mercado hoje são os das marcas Crioulo, Aviação e Poços de Caldas.

Veja abaixo! Leia mais notícias boas:

Sai ranking das melhores pizzarias do mundo. Uma é brasileira! Sai ranking dos melhores chefs do mundo: 4 são brasileiros Sai ranking dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo com 2 brasileiros na lista

Ranking dos melhores requeijões O ranking escolheu o melhor requeijão e ainda apontou qualidades e defeitos de algumas marcas vendidas em todo o Brasil. A lista ficou da seguinte forma: 1 – Crioulo : o campeão entre as marcas testadas. Os jurados consideraram o requeijão com textura perfeita, sabor suave e agradável, cremosidade na medida, leve aroma de leite e bom equilíbrio no sal.

  • Foi o único requeijão contemplado com notas 9 na escala de 0 a 10.2 – Aviação : foi o segundo colocado no ranking.
  • De acordo com os jurados, o requeijão tem uma textura muito similar a do requeijão artesanal, um sabor agradável, aroma defumado e bom equilibro de acidez e sal.
  • Alguns dos jurados, porém, acharam o produto um pouco salgado em comparação aos demais.3 – Poços de Caldas : foi o terceiro colocado no ranking.

O requeijão apresentou textura perfeita, coloração levemente amarelada (que remete à gordura do leite), sal no ponto, bom aspecto visual. Um requeijão muito saboroso e levemente amanteigado na avaliação dos jurados.4 – Catupiry : o produto foi bem na avaliação dos jurados, mas alguns apontaram o sabor como leve demais e a textura um pouco mais líquida que o desejável.5 – Danúbio : a textura do produto foi muito bem avaliada pelos jurados, que classificaram o requeijão como muito firme, levemente gelatinoso e próximo da maionese.

  • Também foram identificados aroma agradável, parecido com o do leite em pó, um pouco adocicado e sabor final com resquícios de óleo vegetal.6- Itambé: a marca dividiu opiniões entre os jurados.
  • Alguns consideraram textura boa, enquanto outros a consideraram um tanto densa demais.
  • A ausência de aroma também foi apontada pelos jurados e quase todos relataram um retrogosto incômodo no final, um pouco adstringente (sensação de secura na boca).7 -Nestlé : os jurados avaliaram a textura como muito firme, parecida com maionese, longe da cremosidade esperada de um requeijão.

O sabor foi avaliado como bom, apesar do gosto que lembra a gordura vegetal da margarina; aroma suave e levemente adocicado.8 – Danone : recebeu baixas indicações, por ser considerado um produto muito líquido para os padrões esperados. Outros pontos levantados: a quase inexistência de aroma, um sabor suave demais, com retrogosto amidoso e um resquício arenoso na língua.9 – President : quase todos os jurados identificaram uma textura mais granulosa no produto de sabor suave, entre o iogurte e o creme de leite fresco.

Também foi apontada certa acidez e sal um pouco acima do ponto no requeijão.10 – Qualitá : todos os jurados identificaram um certo amargor no produto de textura boa e bom aspecto visual.11 – Tirolez : foi considerado um produto de textura mais firme do que cremosa, similar a da maionese. Sabor suave, que poderia ter mais proximidade com o do creme de leite e um bom teor de sal.12 – Vigor : os jurados entenderam a textura do produto como similar à de uma maionese firme.

Um requeijão de aspecto brilhante, sabor suave e próximo do creme de leite, sal na medida certa. O grupo de jurados que participou do teste realizado por Paladar para escolher o melhor requeijão do Brasil – Foto: Felipe Rau Com informações de Estadão,

Por que se chama requeijão?

2) Do Germânico KASJUS, do Latim CASEUS, ‘queijo’.3) Do Italiano MOZZARELLA, dominutivo de MOZZA, um tipo de queijo, de MOZZARE, ‘cortar fora’, do L. MUTIUS, cortado, mocho’.4) De ‘requeija’, queijo fresco feito com soro de leite, de ‘re-‘, mais ‘queijo’.

O que dá liga no requeijão?

O sal fundente dá liga ao requeijão e pode ser encontrado em casas de produtos para laticínios. O requeijão cremoso pode ser feito com leite desnatado, semidesnatado, integral ou cru.

Qual é o requeijão mais saudável?

Qual é o melhor requeijão? : Avaliamos as marcas do alimento e de cream cheese, patês e cremes de queijo que você encontra no mercado Avaliamos as marcas do alimento e de cream cheese, patês e cremes de queijo que você encontra no mercado Diana Cortez Colaboração para o VivaBem, em São Paulo O pão é um alimento “sagrado” no cardápio diário de muitas pessoas, que quase sempre o saboreiam com algum acompanhamento.

É aí que entram pastas como o requeijão, os cremes de queijo e os patês. Mas, com tantas opções no supermercado, às vezes fica difícil saber qual é a escolha mais saudável. Para ajudar, convidamos um time de nutricionistas para avaliar alguns dos produtos comuns na mesa do brasileiro. As especialistas escolheram as três melhores opções encontradas nas prateleiras (ou geladeiras) em seis categorias: requeijão tradicional, creme de queijo minas frescal, cream cheese tradicional, queijo tipo cottage, creme de ricota e patês.

Confira o resultado! A equipe do VivaBem consultou os sites das grandes marcas e visitou lojas físicas e virtuais de redes de supermercados de São Paulo para identificar os principais produtos vendidos. Ao todo, reunimos 90 marcas de pastas (uma média de 15 por categoria).

  1. Depois, passamos às especialistas do júri apenas a lista de ingredientes e a tabela nutricional de cada produto.
  2. Portanto, elas fizeram uma “avaliação cega”, baseada em critérios totalmente técnicos (composição e valor nutricional), sem saber quais marcas apontaram como as melhores em cada categoria.

É importante ressaltar que produtos com características iguais ou semelhantes às dos “vencedores” podem ter ficado de fora de nossos pódios, o que não significa que são ruins —longe disso, eles podem ser tão bons quanto os escolhidos. O mais importante é que, a partir dos critérios usados em nossa seleção, você compreenda as principais características de um bom alimento e consiga fazer sempre a melhor escolha entre as opções que encontrar no supermercado perto de sua casa, observando a tabela nutricional e a lista de ingredientes.

O requeijão cremoso foi criado no Brasil e agrada muito por seu sabor lácteo, tanto que, além de acompanhar o pãozinho, foi incorporado em diversos pratos da culinária do país. Produzido a partir do leite fermentado, o produto passa por um processo de fundição com creme de leite ou manteiga (algumas receitas incluem até queijo) para ganhar cremosidade.

Na hora da compra, prefira os produtos sem amido, pois a substância indica que o requeijão tem pior qualidade nutricional —isso vale também para outros produtos lácteos. Olhe ainda a quantidade de itens na lista de ingredientes: quanto menos, melhor, pois geralmente indica a presença de poucos conservantes químicos ou realçadores de sabor.

  1. Os vencedores do nosso ranking atendem a vários critérios acima e as diferenças entre eles são mínimas —portanto, os três são boas opções.
  2. As nutricionistas escolheram o Requeijão Cremoso Tradicional Danubio como o primeiro colocado por ser feito com fermento lácteo (entenda a vantagem abaixo) e ter um pouco menos de sódio do que os demais.

O segundo lugar ficou com o Requeijão Cremoso Tradicional Poços de Caldas, que tem muçarela na composição, o que confere mais sabor e qualidade. Ele apresenta um pouquinho mais de proteína que os demais e possui menos gordura saturada. O Requeijão Cremoso Fazenda Bela Vista também leva fermento lácteo, mas ficou em terceiro por ter mais gorduras que os dois primeiros colocados.

Nem todos os requeijões são produzidos com o processo de fermentação natural —realizado por bactérias lácteas, que demora mais tempo para acontecer e deixa o produto mais saboroso. “Algumas marcas podem, simplesmente, acrescentar ácido láctico para estimular a coagulação direta do leite, que acontece em poucos minutos, mas reduz a qualidade do produto”, explica Eliana Paula Ribeiro, coordenadora do curso de engenharia de alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia.

Por esses motivos, requeijões com fermentação natural costumam ser um pouco mais caros. Como o próprio nome sugere, este produto tem o queijo minas frescal como seu principal ingrediente. No processo de fabricação, também recebe leite e creme de leite, entre outros ingredientes, para deixá-lo com a textura cremosa.

  • Aqui, a lista de ingredientes teve maior peso na decisão do júri, quesito no qual o Creme de Queijo Frescal Ultrafiltrado Danubio se destacou, por não apresentar conservantes.
  • O produto não contém aditivos por usar queijo frescal produzido por ultrafiltragem,
  • Trata-se de um processo totalmente automatizado, sem manipulação, que reduz riscos de contaminação.

Já o segundo e terceiro colocados ficaram praticamente empatados e foi preciso diferenciá-los por detalhes da tabela nutricional. Ambos trazem uma composição enxuta, mas o Creme de Queijo Minas Frescal Fiore levou vantagem por ter quantidades de gordura saturada e de sódio um pouco menores em relação ao Creme de Queijo Minas Frescal Porto Alegre, ainda que a diferença entre eles seja pequena.

  1. O segundo colocado também traz a descrição da quantidade de cálcio por porção —uma informação a mais para o consumidor.
  2. Muitos produtos que ficaram fora do nosso pódio apresentavam gordura trans, que é inflamatória e prejudicial para saúde.
  3. Preste atenção nisso na hora da compra O requeijão foi desenvolvido pela indústria de alimentos para evitar o desperdício do leite que se tornou ácido e que não havia sido comercializado.
You might be interested:  Como Fazer Couve Flor?

Já o creme de queijo minas e o creme de ricota foram criados com a finalidade de aproveitar seus respectivos queijos, aumentando o tempo de vida deles com um novo produto para venda. Como é possível ver nas tabelas nutricionais que mostramos acima, os dois tipos de alimento são muito parecidos e o principal critério para você optar por um ou por outro é o sabor.

  1. Principal Ingrediente da tradicional torta americana cheese cake, o cream cheese ganhou muitos fãs por aqui nas últimas décadas.
  2. Seu sabor mais ácido se dá por conta do processo de fermentação natural (“feito” por bactérias) pelo qual o leite passa.
  3. O produto se torna cremoso ao receber creme de leite (ou manteiga) e leite, além de passar por um misturador específico para ficar lisinho.

A primeira posição do nosso ranking ficou com o Cream Cheese Fiori, por ser o que tem menos gorduras totais e saturadas entre os três, além de menos calorias, apesar de ter um teor de sódio mais elevado. Houve um empate técnico entre os outros dois, mas o Cream Cheese Danubio acabou levando o segundo lugar por apresentar uma pequena diferença nas calorias e no sódio em relação ao terceiro colocado, o Cream Cheese Ipanema.

No entanto, repetimos, os valores são mínimos e os produtos são praticamente iguais. Como costuma conter menos creme de leite, o cottage é uma das opções mais magrinhas entre as pastas à base de leite, interessante para quem precisa controlar as calorias da dieta. Os três eleitos deste ranking têm uma lista de ingredientes parecida e as posições foram definidas por pequenas diferenças na tabela nutricional.

O Queijo Tipo Cottage Président ficou em primeiro por oferecer menos sódio que o segundo colocado. Porém, o Queijo Tipo Cottage Analuiza tem a vantagem de oferecer mais proteínas que os concorrentes —portanto, pode até ser uma opção melhor para quem não tem problema com o consumo de sódio. EM PARTES – O queijo geralmente apresenta uma maior quantidade de cálcio e proteína por porção em relação a estas pastas, segundo a nutricionista Renata Bressan. Portanto, dependendo da dieta da pessoa, pode ser indicado o consumo de queijo para atingir as necessidades diárias desses nutrientes. VERDADE – Para ter um aspecto cremoso, as pastas costumam ser produzidas com creme de leite e/ou manteiga. Esses ingredientes fazem com que o produto se torne mais gorduroso e calórico -com exceção do queijo tipo cottage e algumas versões light. Vale lembrar que esses alimentos são fontes de gordura saturada, que em excesso aumenta o risco de doenças cardiovasculares. VERDADE – Eles são produzidos em um equipamento que concentra a proteína do leite por meio de uma membrana semipermeável, inclusive a do soro, além de possibilitar que o produto não tenha conservantes. Também possibilita separar a lactose (açúcar do leito), baixando o teor próximo a zero, segundo Ribeiro.

  1. O creme de ricota é bem diferente da ricota “original”, que é seca e borrachuda.
  2. Porém, apesar de usar o queijo como base, a pasta é mais calórica, pois geralmente leva leite e creme de leite, além de alguns tipos de gomas para ficar com a textura que conhecemos.
  3. Na hora de escolher um bom produto vale ficar de olho na presença de amido, que reduz a qualidade desse tipo de alimento.

Os três selecionados pelo nosso júri não levam o ingrediente e pequenos detalhes da tabela nutricional definiram o resultado. O Creme de Ricota Président ficou em primeiro lugar por ser o menos calórico. O Creme de Ricota Quatá veio em seguida, por uma diferença praticamente insignificativa na quantidade de calorias e gorduras saturadas.

  • O Creme de Ricota Regina ficou em terceiro lugar por ter um pouco mais de gorduras totais.
  • Calma, não estamos falando do suplemento que muitas pessoas tomam depois de malhar.
  • Acontece que, diferentemente do cream cheese e do queijo cottage, a matéria-prima da ricota não é a caseína e sim a proteína do soro do leite (whey protein, em inglês, principal ingrediente do suplemento para atletas), que tem digestão mais rápida.

A substância deixa o aspecto mais seco e borrachudo, característico da ricota. Para chegar à textura cremosa do creme ou pasta, este queijo é processado e hidratado com leite e creme de leite. Os patês são versáteis e ótimos também para quem gosta de variar nos lanches.

Como há muitas opções nas prateleiras, nosso júri analisou diferentes tipos e sabores — desde patês de atum, à base de creme de leite, de pimenta, de peito de peru, de presunto e de frango (em formato de bisnaga e em lata), até os veganos, preparados com biomassa de banana verde, soja e tofu. É bom saber que grande parte desses alimentos apresenta muitos aditivos químicos (estabilizantes, conservantes e espessantes), corantes e realçadores de sabor (o famoso glutamato monossódico), que segundo as nutricionistas são substâncias inflamatórias e, em excesso, podem fazer mal ao organismo.

No nosso pódio foram escolhidos produtos que apresentam ingredientes naturais na composição, sem aditivos —claro que no mercado há outros além desses três, por isso confira o rótulo. Primeiro colocado, o Patê de Azeitona Preta La Pianezza contém azeitona preta, biomassa de banana verde, azeite e temperos —e não tem gordura saturada.

  • Na segunda posição ficou o Patê de Soja Orgânico Sabor Salsa Fazenda Boa Esperança, que usa soja orgânica e apresenta baixo valor calórico.
  • No entanto, ele tem óleo de palma, fonte de gordura saturada.
  • Em terceiro, o Patê de Biomassa de Banana Verde Mostarda e Ervas Vegano é feito de ingredientes saudáveis (mostarda, cúrcuma, azeite, entre outros), mas fornece mais calorias e um pouco mais de gordura, inclusive a do tipo saturada, quando comparado aos outros dois.

A discussão é polêmica e os dois alimentos vêm ganhando cada vez mais defensores (e inimigos) nas redes sociais, entre eles muitos nutricionistas. Uma coisa importante que você precisa ter em mente é que tanto a manteiga quanto a margarina são basicamente gordura, portanto, têm muitas calorias.

  1. Para se ter ideia, esse nutriente oferece 9 kcal a cada um grama, enquanto a mesma quantidade de carboidrato ou proteína possui 4 kcal,
  2. Por isso, vale o bom senso na hora de consumi-las.
  3. Ainda que algumas margarinas sejam vendidas com o apelo de conterem fitoesteróis e ômega 3, a base delas é a gordura interesterificada —um tipo por apresentar alguns efeitos nocivos à saúde, parecidos com os da gordura trans, como a aterosclerose (inflamação com a formação de placas de gordura na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano).

Já a manteiga possui gordura saturada, que eleva o colesterol, que também é prejudicial para a saúde cardiovascular. Portanto, consuma com moderação. Arte UOL Integral, cookie, de polvilho: avaliamos principais marcas para ajudar você a fazer uma boa escolha Carol Malavolta/UOL Integral, zero lactose, “de soja”: avaliamos os melhores leites do mercado Guilherme Zamarioli/UOL Pão de forma, de milho, bisnaginha: júri destaca melhores pães do mercado : Qual é o melhor requeijão? : Avaliamos as marcas do alimento e de cream cheese, patês e cremes de queijo que você encontra no mercado

Como é o requeijão em Portugal?

Requeijão Português – Requeijão sólido vendido em Portugal Em Portugal, este nome é dado a um tipo de queijo semelhante ao Ricotta italiano, sólido e normalmente com um sabor forte característico, mais salgado que a versão italiana. Este produto português é de cor branca a branca-amarelada, sendo normalmente vendido em recipientes de plástico especialmente concebidos.

Qual é a diferença entre queijo e requeijão?

O requeijão é bem mais grosso que os queijos cremosos e ricotas por causa do creme de leite nele. Esse também é um alimento com maior quantidade de gordura e sódio, então não é recomendado pra quem tá de dieta ou quer baixar o colesterol ruim, tá?

Qual a diferença entre a manteiga e o requeijão?

Afinal, qual é melhor: requeijão ou manteiga? – Vamos aos fatos: enquanto a manteiga é um item processado, o requeijão é ultraprocessado. Além disso, “ambos são alimentos fontes de gordura saturada, um tipo de gordura que deve ser consumida em quantidades moderadas devido ao risco de doenças cardiovasculares”, diz André Nascimento.

Então, vale consuir os dois de forma mais equilibrada. Contudo, o requeijão apresenta muito mais conservantes e ingredientes produzidos artificialmente, o que torna a manteiga mais vantajosa nesse sentido — apesar de ser mais calórica. Contudo, isso não quer dizer que os dois estejam expressamente proibidos na sua dieta,

O ideal é conversar com o seu médico ou nutricionista para entender se você pode consumi-los, bem como quais as quantidades ideais de cada um dentro do cardápio. Por fim, opções mais saudáveis podem ser interessantes — é o caso da manteiga ghee e do creme de ricota light, por exemplo! Fonte: André Nascimento, nutricionista, mestre em Medicina Tropical e professor da UNINASSAU Recife,

O que é requeijão tradicional?

O Requeijão Cremoso Tradicional é um produto lácteo brasileiro, muito presente nos cafés da manhã e lanches, perfeito para comer com um pão quentinho! Ele também é capaz de deixar qualquer prato mais gostoso e cremoso.

Que tipo de queijo e o requeijão?

Requeijão é um tipo de queijo fresco de consistência pastosa, cuja massa é formada pela nata do leite coalhada sob a ação do calor (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 1ª ed., Editora Objetiva, pág.2435).