Como Cozinhar Ovo No Microondas?

Como cozinhar o ovo no microondas?

Sim, mas o procedimento é diferente de quando usamos o fogo. No micro-ondas, ovos devem sempre ser cozidos sem a casca e com a gema furada. Ovos já cozidos, mesmo sem casca, devem ser cortados para serem reaquecidos, pois eles poderão explodir caso essas recomendações não forem seguidas.

Quantos minutos para cozinhar um ovo no microondas?

Modo de preparo ​​​​​​Em uma tigela pequena, quebre 1 ovo delicadamente e, com o auxílio de um palito, fure algumas vezes a parte mais densa da clara. Cubra com papel-toalha e leve ao microondas, em potência alta, por 2 minutos e 30 segundos, ou até firmar totalmente.

Quanto tempo de cozimento do ovo?

6 minutos: se você gosta da gema mole, esse é o tempo ideal de cozimento do seu ovo ; 10 minutos: para quem gosta da gema nem tão mole e nem tão dura, 10 minutos é o suficiente; 15 minutos: aprecia um ovo bem cozido, inclusive a gema? Então, esse é o tempo de cozimento do ovo para você.

Como fritar um ovo de forma saudável?

Quer saber como fritar ovos na água? Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque os seus ovos Mantiqueira sem quebrar a gema, espere a clara começar a ficar branca e adicione um pouco de água. Em seguida, cubra-os com a tampa até que estejam no seu ponto preferido! Quem quer comer bem e de forma saudável tem que escolher os melhores alimentos.

Mas, além disso, precisa prepará-los da melhor forma possível, fazendo as substituições mais adequadas. Por exemplo: você já cogitou fritar ovos na água em vez de óleo? Essa é uma alternativa prática, fácil e bem simples. O ovo é um alimento completo e está sempre presente na cozinha brasileira. Existem inúmeras receitas das quais ele faz parte justamente em razão da sua versatilidade.

Mas é bom saber que não há só uma maneira de fritá-lo! É possível, sim, fritar ovos na água por meio de vários métodos diferentes: alguns mais elaborados e outros bem simples. O mais interessante é que todos eles são indicados para quem se preocupa com a origem dos ingredientes e com o preparo das refeições para ter certeza de que está ingerindo opções saudáveis.

Como aquecer ovo cozido no microondas?

Baixe em PDF Baixe em PDF A qualquer hora do dia, um bom ovo cozido é um lanchinho delicioso e nutritivo. Mas caso você tenha feito vários de uma vez, pode ser que você esteja se perguntando como requentá-los depois. A melhor formar de requentar ovos cozidos é jogando água fervente por cima deles e deixando-os de molho por dez minutos.

  1. 1 Coloque os ovos cozidos em uma vasilha grande à prova de calor. Você vai precisar virar a água sobre os ovos, logo, é muito importante que a vasilha não rache quando exposta a altas temperaturas. Ela também deve ser grande o suficiente para que os ovos fiquem completamente submersos.
    • Este método é ideal para ovos cozidos ainda não descascados.
  2. 2 Ferva a água. Use o fogão ou o micro-ondas para ferver a água, Você só precisa de água o suficiente para cobrir os ovos na vasilha. Tente medir a quantidade de água com base no número de ovos que você vai requentar e no tamanho do recipiente.
  3. 3 Vire a água fervente sobre os ovos e tampe a vasilha. Com cuidado, jogue a água fervente dentro da vasilha, cobrindo completamente os ovos para que eles esquentem uniformemente. Cubra a vasilha com um prato ou uma tampa de panela para que o vapor e o calor não escapem.
  4. 4 Deixe os ovos de molho por dez minutos. Após cobrir a vasilha, deixe os ovos esquentarem por dez minutos na água fervente. Em seguida, remova cuidadosamente a tampa.
  5. 5 Tire os ovos da vasilha e descasque-os. Remova os ovos da vasilha com bastante cuidado, já que a água estará bem quente. De preferência, use uma escumadeira. Em seguida, descasque os ovos cozidos e sirva-os. Publicidade
  1. 1 Requente os ovos no vapor. Encha o fundo de um cesto para cozimento a vapor com 2,5 cm de água e leve à fervura em fogo alto. Coloque o fogo em temperatura média e ponha os ovos cuidadosamente dentro do cesto. Cubra-o e espere três a cinco minutos até o vapor esquentar os ovos. Apague o fogo, tire os ovos do cesto com bastante atenção, descasque-os e aproveite.
    • O tempo de cozimento pode variar dependendo da temperatura dos ovos no início do processo e do quão bem cozidos eles estavam.
    • Vá experimentando até você descobrir o tempo certo para o ponto e a temperatura desejados.
  2. 2 Coloque os ovos sob água corrente quente. Abra a água quente da pia e segure os ovos sob a água corrente. Caso a água fique quente demais, vista luvas de borracha para não se queimar. Basta deixar os ovos sob a água até eles chegarem à temperatura desejada.
  3. 3 Cubra os ovos com água e leve-os ao micro-ondas. Coloque um ovo cozido com casca em um refratário e cubra-o com água. Aqueça-o em intervalos de um minuto para que ele não fique quente demais nem exploda dentro do micro-ondas. Faça isso até alcançar a temperatura desejada.
    • Você também pode descascar o ovo, parti-lo ao meio, colocá-lo em um refratário e aquecê-lo em intervalos curtos até ele ficar quentinho. Leve-o ao micro-ondas por, no máximo, dez segundos por vez para que ele não exploda.

    Publicidade

  1. 1 Tempere-os. Descasque um ovo cozido e parta-o ao meio. Tempere-o com sal, sal de aipo, pimenta ou qualquer outro ingrediente de sua preferência. Depois, é só aproveitar!
  2. 2 Faça ovos apimentados, Corte os ovos ao meio e coloque as gemas em uma vasilha. Amasse-as e misture-as com ¼ de xícara (60 ml) de maionese, uma colher de chá (5 ml) de vinagre branco, uma colher de chá (5 ml) de mostarda amarela, 1/8 de colher de chá (1 g) de sal e 1/8 de colher de chá (1 g) de pimenta.
    • Coloque a mistura em um saquinho do tipo Ziploc e corte uma das pontinhas. Em seguida, esprema a mistura dentro das claras dos ovos.
    • Coloque os ovos em uma bandeja, tempere-os com páprica espanhola defumada e sirva.
  3. 3 Faça uma salada de ovos, Coloque seis ovos cozidos descascados e picados em uma vasilha grande. Adicione ¼ de xícara (60 ml) de maionese, duas colheres de chá (10 ml) de suco de limão fresco, uma colher de sopa (15 g) de cebolas picadas, ¼ de colher de chá (1,5 g) de sal, ¼ de colher de chá (1,5 g) de pimenta e ½ xícara (170 g) de aipo cortado em fatias finas. Misture bem e coma puro ou com pão. Publicidade

Coma os ovos cozidos em, no máximo, uma semana após prepará-los.

Publicidade

Os ovos devem ser aquecidos a 75 °C para evitar doenças alimentares como a salmonela. Use um termômetro de cozinha para tirar a temperatura dos ovos antes de comê-los.

Publicidade Esta página foi acessada 21 871 vezes.

Pode fazer ovo cozido na chaleira elétrica?

1. Facilidade na cozinha – A Chaleira Elétrica tem o poder de otimizar o tempo e preparar alimentos e bebidas com mais rapidez. Moderna, ágil e prática, ela nos ajuda a preparar diversas receitas onde é necessário água quente, como por exemplo, derreter chocolate em banho maria ou cozinhar um macarrão.

Quantos minutos para o ovo ficar com a gema dura?

Pontos da gema –

Gema mole: 7 minutos de cozimento são necessários para obter a gema mole. Gema cremosa: 9 minutos de cozimento criam uma gema cozida, mas ainda macia. Gema dura: 12 minutos de cozimento deixam a gema dura.

Após concluir o cozimento, coloque seu ovo em água gelada. Assim, fica mais fácil retirar a casca e você não corre o risco de se queimar. Se você cozinhar o ovo por mais tempo que o necessário, ele libera enxofre, que o deixa com uma coloração esverdeada e com um cheiro forte.

Quantos quilos pode perder com a dieta do ovo?

Dieta do ovo: saiba como perder 5 quilos em uma semana A promete eliminar até 5,5 kg por semana, O método de é indicado para quem quer perder peso em poucos dias, Na Dieta do Ovo, o paciente deve comer o ovo, um alimento nutritivo e grande aliado das poucas calorias, da forma mais versátil possível: ovo cozido, mexido, omelete ou frito,

  • Assista ao vídeo da nutricionista Patrícia Leite sobre a Dieta do Ovo e veja como funciona, tipos, cardápio e dicas:
  • Como começar a Dieta do Ovo e o que fazer para perder peso rápido:

Como saber se o ovo está bom ou não?

Teste do recipiente com água – 2 de 2 Teste feito com ovos e recipientes com água para saber se estão estragados — Foto: Celso Tavares/ g1 Teste feito com ovos e recipientes com água para saber se estão estragados — Foto: Celso Tavares/ g1 Como fazer: antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou um recipiente fundo com água.

  1. O que observar? Se o ovo estiver bom, vai afundar.
  2. Se boiar, o alimento possivelmente está estragado.
  3. Por que isso acontece? O que determina o resultado do teste é a quantidade de líquido dentro do ovo.
  4. Quando os ovos não são bem acondicionados ou ficam em áreas quentes, ocorre a perda de umidade e de água pela porosidade da casca.

“Isso faz aumentar a câmara de ar dentro do ovo. Se não tem embrião do pintinho, ela fica leve e aí boia quando faz o teste em copo com água”, afirma Figueiredo. E no teste do g1? Por que os ovos ficaram no fundo do copo? No caso, o ovo com menos de uma semana e outro com 30 dias não tiveram comportamentos diferentes por conta das boas condições de conservação e também podem ter cascas com paredes mais espessas que acaba aumentando a durabilidade, afirma o pesquisador. De onde vem o que eu como: Ovos Saiba como diferenciar os tipos de ovos; confira no vídeo. Ovo caipira, orgânico, convencional e enriquecido: g1 explica as diferenças : Como saber se o ovo está bom? g1 testa ‘truques’ do TikTok

O que fazer para o ovo não estourar no microondas?

Método Tigela e Redemoinho: – Em uma tigela que possa ir ao microondas adicione 1 xícara de chá de água e leve para aquecer por cerca de 45 segundos ou até começar a ferver; Adicione 1/2 colher (chá) de suco de limão ou vinagre e misture bem no sentido horário até formar um redemoinho; Quebre o ovo com cuidado no meio desse redemoinho, que deve ajudar a manter o formato do ovo e cozinhá-lo ligeiramente; Coloque a tigela no microondas, reduza a potência para média (50%) e cozinhe por 1 minuto para a gema mole e para a gema firme use potência média/alta de (80%) e cozinhe por mais 20 segundos.

Porque o ovo estoura quando cozinha no microondas?

Outro problema comum na hora de requentar comida é a perda do sabor e textura próprios do alimentos. Um exemplo é a famosa pizza do dia seguinte, que fica com um aspecto “emborrachado”. O Guia de Compras conversou com especialistas para entender por que esses fenômenos acontecem e o que você pode fazer para evitá-los.

Ovos, vegetais inteiros e embutidos

Batatas, ovos, tomates e salsichas inteiros devem ser tratados com cautela. O que esses alimentos têm em comum é que suas cascas ou peles agem como uma película protetora. “O micro-ondas é um equipamento que emite ondas em baixa frequência, o que gera calor e aumenta a pressão no interior do alimento”, explica Elke Stedefeldt, nutricionista e professora do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp e colaboradora da Associação Brasileira de Nutrição.

  • O aumento de pressão dentro de um espaço fechado como o micro-ondas aliado a essa película pode fazer com que o alimento exploda”, diz Stedefeldt.
  • Mas nada é perigoso se você seguir as recomendações do fabricante”, completa a nutricionista.
  • Nos manuais de instruções de seus produtos, a Consul, a LG e a Electrolux avisam que esses tipos de vegetais e embutidos devem ser furados com um garfo ou cortados com faca antes de serem aquecidos,

Isso vale para pratos que já chegam do supermercado prontos, como lasanhas e hambúrgueres congelados. A embalagem deve ser aberta antes de ser inserida no eletrodoméstico e as instruções de uso fornecidas no pacote do produto devem ser seguidas com atenção,

Água, óleo e outros líquidos

Outro caso que pode levar a queimaduras graves é o fenômeno de ebulição tardia, ou erupção tardia de bolhas, que pode acontecer com líquidos aquecidos no micro-ondas. “Diferente de um forno elétrico, que esquenta a comida por convecção, o micro-ondas esquenta por meio da condução”, diz Stedefeldt.

  1. Segundo a nutricionista, na convecção, o calor faz a massa de líquido se movimentar em porções.
  2. Na condução, as ondas aquecem a água dentro das moléculas do líquido e não causam essa movimentação.
  3. Por isso, é mais difícil que a água forme bolhas, especialmente se for livre de impurezas (como água filtrada ou destilada).

” A água pode chegar à temperatura de fervura com pouca ou nenhuma bolha e, olhando pela porta do micro-ondas, você pode achar que está menos quente “, explica Stedefeldt. “Na hora que a porta abre, você causa uma diferença de pressão. Isso vai causar a ‘explosão’ e fazer com que o líquido fervente espirre”, completa.

  1. Mexer o líquido antes do aquecimento.
  2. Não usar recipientes com gargalos estreitos, como garrafas.
  3. Após o aquecimento, deixar o líquido descansar dentro do micro-ondas por cerca de 30 segundos.
  4. Ter cuidado ao adicionar substâncias ou usar utensílios para mexer no líquido após o aquecimento.

Stedefeldt também alerta contra esquentar por mais tempo ou em potência mais alta do que o necessário. “Isso já me aconteceu. Não fiz o cálculo, esquentei muito e, na hora de abrir a porta, espirrou. Mas foi erro meu”, diz ela.

Pães, amendoim e outros alimentos secos

Essas comidas têm pouca umidade no seu interior e, se aquecidas além do necessário, podem inclusive pegar fogo. “O que você tem que cuidar é da potência e do tempo em que deixa o alimento no micro-ondas”, diz Elke Stedefeldt.

Porque colocar vinagre na água para cozinhar ovo?

Como evitar que o ovo quebre na hora de cozinhar – Dica antiga, colcar vinagre na água de cozimento do ovo quando ele está rachado ou rachando previne que a clara se espalhe pela panela e estrague o ovo cozido perfeito. O truque, que funciona de verdade, tem uma explicação científica: essa “mágica” acontece por conta da reação química entre o sal da casca do óvo e o ácido acético do vinagre.

  • Na presença do vinagre, a casca do ovo fica mais elástica e maleável, evitando que ela se quebre ou rache facilmente durante o cozimento.
  • Além disso, o vinagre atua na coagulação do ovo, fazendo com que a clara não extravase muito após a casca rachar.
  • Portanto, para evitar que o ovo quebre na hora de cozinhar ou impedir o “vazamento” da clara, procure sempre adicionar cerca de 1 colher de sopa de vinagre branco para cada 2 litros de água.

Aqui, é importante frisar: para não acabar com um ovo cozido rosado, é essencial usar um vinagre claro, com o de álcool, o de maçã e o de arroz, por exemplo.

É saudável fazer ovo no microondas?

Porque Você Deve Evitar Ovos de Micro-ondas Vivemos em uma época de quebra de paradigmas, facilitada pelo acesso rápido à internet, o que pode levar a confusões quando não nos dispomos a estar atualizados. Outra grande dificuldade é em que acreditar, pois há informações novas e antigas, antagônicas, que coexistem.

  1. Veja este exemplo de revolução nos conceitos alimentares, aonde a verdade inquestionável sobre o ovo se tornou coisa do passado, derrubadas por pesquisas amplamente comprovadas.
  2. Na década de 1960, quando a moda de baixo teor de gordura ganhou impulso, os médicos recomendaram comer apenas a clara dos ovos, uma vez que as gemas eram riquíssimas em colesterol, o que equivocadamente era mau para a sua saúde.

Nessa época, o ovo era um vilão, aumentando o seu nível de colesterol e seu risco de doença cardíaca. Agora, seguindo as recomendações de pesquisadores e cientistas, o ovo é reconhecido como um alimento nutritivo e as últimas Diretrizes Dietéticas para a Prevenção de Doenças e a Promoção da Saúde para os EUA no período de 2015-2020 suportam isso, pois deixaram seus limites rígidos sobre o colesterol na dieta.

  1. Causam mudanças químicas nos alimentos, reduzindo nutrição ao usar campos eletromagnéticos de microondas que perturbam a função mitocondrial e aumentam seu risco de condições de saúde negativas
  2. Os ovos, quando cozidos e/ou reaquecidos no micro-ondas, trazem um risco de acidente eminente, que é a explosão do ovo no seu prato podendo levar a queimaduras e lesões oftálmicas sérias. Isso ocorre com certa frequência, tanto é que normalmente os fabricantes de micro-ondas avisam o fato nos manuais que acompanham o produto. E não vale só para o ovo, até a água superaquecida no micro-ondas pode desencadear esse fenômeno explosivo repentinamente.
  3. O uso de recipiente de plástico abre a probabilidade de que materiais tóxicos como o BPA se espalhem nos alimentos, contaminando-o com produtos químicos que destroem hormônios.
  4. Pode produzir aminas heterocíclicas (HCAs), hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) e produtos finais de glicação avançada (AGEs), cada um dos quais é conhecido como cancerígeno.
  5. O processo de descongelar, cozinhar ou reaquecer os alimentos em micro-ondas promove alteração de suas estruturas químicas, o que prejudica os nutrientes. Só para citar um estudo, descobriu-se que o brócolis preparado no micro-ondas perdeu até 97% dos antioxidantes benéficos, e no caso do alho, em menos de 60 segundos inativou todo o componente ativo, que age contra o câncer.
  6. Segundo pesquisas comparando a desnaturação de proteínas, o uso de micro-ondas causa maior agressão do que o aquecimento convencional.
  7. Além disso, o micro-ondas promove destruição de agentes essenciais no leite materno que colaboram na proteção do seu bebê. Outro inconveniente é o risco desse leite ficar excessivamente quente e queimar a criança.
  8. A radiação de micro-ondas promove disfunção mitocondrial maciça por produção de radicais livres e aumenta o cálcio intracelular.

Resumindo : você não precisa evitar apenas o ovo de micro-ondas Você deve evitar o micro-ondas em si! Esse é mais um dos caminhos para uma Supersaúde! Referências bibliográficas:

  • U.S. Office of Disease Prevention and Health Promotion, Dietary Guidelines for Americans 2015-2020
  • Washington Post, January 7, 2016
  • Precision Nutrition, All About Cooking and Carcinogens
  • The Journal of the Science of Food and Agriculture, October 15, 2003; 83(14);1511
  • Journal of Nutrition 2001 Mar;131(3s):1054S
  • Bioelectromagnetics 2008 May;29(4):324
  • Pediatrics.1992 Apr;89(4 Pt 1):667-9
  • Prevenção: A Medicina do Século XXI. Editora Gaia

: Porque Você Deve Evitar Ovos de Micro-ondas

É possível cozinhar no micro-ondas?

Cozinhar no micro-ondas é simples, economiza tempo, diminui a bagunça e a quantidade de louça para lavar. Usá-lo para facilitar o dia a dia é uma ótima ideia. E se você ainda não tem muita prática nisso, estamos aqui para te ajudar! Veja abaixo as nossas principais dicas para cozinhar usando esse aparelho e também, uma lista com 14 receitas de micro-ondas fáceis + 5 dicas extras de diferentes preparos para fazer no micro-ondas,

Por que não se deve ferver água no micro-ondas?

É preciso ter muito cuidado ao ferver água sozinha no seu micro-ondas. Quando a água pura é aquecida por muito tempo e entra em contato com um novo corpo (um saquinho de chá, por exemplo), inicia-se uma ebulição a 100ºC que pode provocar “espirros fervendo”. Ainda com dúvidas? Confira as nossas FAQ de Micro-ondas ou fale conosco no WhatsApp ! Este artigo foi útil? Sim Não

Como tirar a casca do ovo cozido com facilidade?

Descascar ovos com colher – Depois que o ovo já estiver cozido, deixe-o esfriar submerso em água fria. Em seguida, corte-o ao meio utilizando uma faca afiada. Pegue uma colher e deslize-a entre a clara e a casca do ovo, delicadamente. A casca vai sair por inteiro, e seu ovo ficará lindo. A partir dessa técnica, você pode utilizar os ovos para decorar saladas e outros pratos,

Pode comer ovo com a gema mole?

Por que ovo com gema mole pode representar perigo à saúde? – Hospital Ibiapaba Cebams Postado por verticis em 17 de novembro de 2022 Quem não gosta de comer ovo? Pois o ovo pode representar perigos à saúde caso não seja bem preparado. Segundo a nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, Cibele Paiva, o ovo é um vetor da Salmonella, uma bactéria perigosa, que pode surgir através de alimentos mal preparados ou mal conservados e pode levar uma pessoa a morte. “Temos que tomar muito cuidado com o ovo, desde o momento da compra até o preparo. A Salmonella está presente nas fezes dos animais. Quando a galinha põe os ovos, automaticamente o ovo já está sendo contaminado. E essa bactéria passa da casca para a clara e para a gema.

Quando não se cozinha o ovo em sua totalidade, ou seja, quando a gema ainda fica amolecida, é sinal que a alta temperatura ainda não atingiu o centro geométrico do ovo. Neste ponto, é possível que a Salmonella ou resíduos dela ainda estejam presentes. Essa bactéria é resistente, podendo ultrapassar a parede do intestino, e é responsável por intoxicações alimentares”.

Muitas pessoas gostam de comer ovo frito com a gema amolecida. Porém, Cibele Paiva alerta que isso é um risco para a saúde. Por isso, é necessário que o ovo esteja bem preparado: “Tanto no ovo frito e no ovo cozido, a gema tem que estar endurecida. No caso do ovo cozido, o tempo médio recomendado para cozinhá-lo, após a fervura da água, é de pelo menos sete minutos, para que a alta temperatura da água atinja todo o centro geométrico do ovo.

Quanto tempo para cozinhar ovo água fria?

NA ÁGUA FRIA Assim que abrir fervura, desligue e tampe a panela. Deixe de 17 a 20 minutos.2 Em seguida, passado o tempo, retire da panela os ovos e passe por água fria. E descasque o ovo cozido perfeito.

Como esquentar ovo cozido no microondas sem estourar?

Baixe em PDF Baixe em PDF A qualquer hora do dia, um bom ovo cozido é um lanchinho delicioso e nutritivo. Mas caso você tenha feito vários de uma vez, pode ser que você esteja se perguntando como requentá-los depois. A melhor formar de requentar ovos cozidos é jogando água fervente por cima deles e deixando-os de molho por dez minutos.

  1. 1 Coloque os ovos cozidos em uma vasilha grande à prova de calor. Você vai precisar virar a água sobre os ovos, logo, é muito importante que a vasilha não rache quando exposta a altas temperaturas. Ela também deve ser grande o suficiente para que os ovos fiquem completamente submersos.
    • Este método é ideal para ovos cozidos ainda não descascados.
  2. 2 Ferva a água. Use o fogão ou o micro-ondas para ferver a água, Você só precisa de água o suficiente para cobrir os ovos na vasilha. Tente medir a quantidade de água com base no número de ovos que você vai requentar e no tamanho do recipiente.
  3. 3 Vire a água fervente sobre os ovos e tampe a vasilha. Com cuidado, jogue a água fervente dentro da vasilha, cobrindo completamente os ovos para que eles esquentem uniformemente. Cubra a vasilha com um prato ou uma tampa de panela para que o vapor e o calor não escapem.
  4. 4 Deixe os ovos de molho por dez minutos. Após cobrir a vasilha, deixe os ovos esquentarem por dez minutos na água fervente. Em seguida, remova cuidadosamente a tampa.
  5. 5 Tire os ovos da vasilha e descasque-os. Remova os ovos da vasilha com bastante cuidado, já que a água estará bem quente. De preferência, use uma escumadeira. Em seguida, descasque os ovos cozidos e sirva-os. Publicidade
  1. 1 Requente os ovos no vapor. Encha o fundo de um cesto para cozimento a vapor com 2,5 cm de água e leve à fervura em fogo alto. Coloque o fogo em temperatura média e ponha os ovos cuidadosamente dentro do cesto. Cubra-o e espere três a cinco minutos até o vapor esquentar os ovos. Apague o fogo, tire os ovos do cesto com bastante atenção, descasque-os e aproveite.
    • O tempo de cozimento pode variar dependendo da temperatura dos ovos no início do processo e do quão bem cozidos eles estavam.
    • Vá experimentando até você descobrir o tempo certo para o ponto e a temperatura desejados.
  2. 2 Coloque os ovos sob água corrente quente. Abra a água quente da pia e segure os ovos sob a água corrente. Caso a água fique quente demais, vista luvas de borracha para não se queimar. Basta deixar os ovos sob a água até eles chegarem à temperatura desejada.
  3. 3 Cubra os ovos com água e leve-os ao micro-ondas. Coloque um ovo cozido com casca em um refratário e cubra-o com água. Aqueça-o em intervalos de um minuto para que ele não fique quente demais nem exploda dentro do micro-ondas. Faça isso até alcançar a temperatura desejada.
    • Você também pode descascar o ovo, parti-lo ao meio, colocá-lo em um refratário e aquecê-lo em intervalos curtos até ele ficar quentinho. Leve-o ao micro-ondas por, no máximo, dez segundos por vez para que ele não exploda.

    Publicidade

  1. 1 Tempere-os. Descasque um ovo cozido e parta-o ao meio. Tempere-o com sal, sal de aipo, pimenta ou qualquer outro ingrediente de sua preferência. Depois, é só aproveitar!
  2. 2 Faça ovos apimentados, Corte os ovos ao meio e coloque as gemas em uma vasilha. Amasse-as e misture-as com ¼ de xícara (60 ml) de maionese, uma colher de chá (5 ml) de vinagre branco, uma colher de chá (5 ml) de mostarda amarela, 1/8 de colher de chá (1 g) de sal e 1/8 de colher de chá (1 g) de pimenta.
    • Coloque a mistura em um saquinho do tipo Ziploc e corte uma das pontinhas. Em seguida, esprema a mistura dentro das claras dos ovos.
    • Coloque os ovos em uma bandeja, tempere-os com páprica espanhola defumada e sirva.
  3. 3 Faça uma salada de ovos, Coloque seis ovos cozidos descascados e picados em uma vasilha grande. Adicione ¼ de xícara (60 ml) de maionese, duas colheres de chá (10 ml) de suco de limão fresco, uma colher de sopa (15 g) de cebolas picadas, ¼ de colher de chá (1,5 g) de sal, ¼ de colher de chá (1,5 g) de pimenta e ½ xícara (170 g) de aipo cortado em fatias finas. Misture bem e coma puro ou com pão. Publicidade

Coma os ovos cozidos em, no máximo, uma semana após prepará-los.

Publicidade

Os ovos devem ser aquecidos a 75 °C para evitar doenças alimentares como a salmonela. Use um termômetro de cozinha para tirar a temperatura dos ovos antes de comê-los.

Publicidade Esta página foi acessada 21 871 vezes.

Quanto tempo leva para cozinhar um ovo de codorna?

Salada de ovos de codorna

  • 30 ovos de codorna
  • ½ maço de salsinha
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  1. Numa panela média, coloque os ovos, cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Com uma escumadeira, transfira para uma tigela com água e gelo – a água gelada interrompe o cozimento e os ovos esfriam mais rápido.
  2. Enquanto os ovos esfriam, lave e seque bem a salsinha. Delicadamente, role os ovos na bancada e descasque sob água corrente – assim as cascas saem mais facilmente.
  3. Corte cada ovo ao meio, no sentido do comprimento e transfira para uma tigela. Destaque as folhas de salsinha e junte aos ovos, tempere com o azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture delicadamente e sirva a seguir.

Editora Panelinha LTDA. © 2000 : Salada de ovos de codorna

Como esquentar ovo cozido sem microondas?

Como reaquecer ovos cozidos? Dois métodos infalíveis Método 1: comece por dispor os ovos previamente cozidos e com casca numa tigela de vidro que suporte temperaturas elevadas. Entretanto, ferva água (suficiente para cobrir os ovos). Fervida a água, verta-a sobre os ovos e tape a tigela com película de cozinha ou com um prato.

É importante garantir que a tigela fique totalmente coberta. Posto isto, deixe os ovos na água quente entre 10 a 15 minutos. Volvido este tempo, retire os ovos da água usando uma escumadeira e transfira-os para um recipiente frio. Pode, agora, descascar os ovos. Método 2: também pode reaquecer os ovos cozidos com casca a vapor.

Basta para isso dispo-los num cesto para cozer a vapor. Entretanto, ferva um pouco de água num tacho (de forma a que a superfície não toque no fundo do cesto).

Encaixe o cesto na abertura do tacho, tape e deixe “cozinhar” por cinco minutos (atenção: a água em ebulição não pode tocar nos ovos).Terminado o tempo indicado, remova o cesto, transfira os ovos para um recipiente frio e descasque-os. Não fazer: não reaqueça ovos cozidos no micro-ondas.Agora que aprendeu a reaquecer ovos cozidos, saiba como os pode usar em duas receitas de preparação muito simples.

Pode se aquecer ovos fritos no microondas?

Como esquentar ovo – Receitas com ovo frito podem ser reaquecidas no fogão e no microondas. Reaquecer um ovo cozido no microondas pode fazer com que ele exploda, devido à alta temperatura interna. Tanto o ovo cozido quanto uma receita de ovos mexidos podem trazer riscos ao ser reaquecidos, por causa de riscos como a salmonela.