Como Cortar Bolo Redondo?

Qual a melhor forma de cortar um bolo redondo?

1 – Faça como se o bolo fosse quadrado – Para cortar o bolo de forma otimizada e ter um bom rendimento corte o bolo como se ele fosse quadrado, confira passo a passo:

  • Com uma faca para corte duas linhas retas paralelas, dividindo o bolo redondo em 3 partes com a mesma largura cada.
  • Depois é só fazer os cortes perpendiculares para fazer pedaços otimizados. Uma dica é cortar as fatias com mais ou menos a espessura de um dedo para que todos tenham o mesmo tamanho.
  • Seguindo essas dicas em um bolo redondo de 30 cm de diâmetro ele irá render no mínimo 30 pedaços.

Como cortar um bolo redondo e alto?

Duas maneiras de cortar um bolo alto redondo, então na primeira maneira. com uma faca grande. você irá cortar o bolo ao meio. e em seguida cortará as fatias. Na 2ª maneira, com 1 prato grande de apoio, você irá fazer 1 corte reto e na sequência.

Como fatiar bolo de andar?

Como não errar a montagem e estruturar um bolo de andar? Quais utensílios utilizar? Tem algum recheio específico que ajude na estruturação do bolo? Veja dicas exclusivas que separamos para você sanar suas dúvidas! Se algum dia você já recebeu uma encomenda de bolo de andar, ou ainda irá receber, é muito possível que tenha sentido aquele frio na barriga só de imaginar o quanto deve ser complicado estruturar um bolo desse tipo e altura.

  1. Montar um bolo de andar é trabalhoso, mas não é impossível.
  2. Basta usar as técnicas e utensílios corretos e terá uma bolo de andar fabuloso! Veja algumas dicas que as Confeiteiras Jakeline Lima, Lilian Kuster e Marileia Paris para vocês não errarem na hora da montagem do seu bolo.
  3. Jakeline proprietária da “Jakeline Lima Doces”, Lilian Kuster proprietária da “Lilian kuster Cake Designer” e Marileia Paris proprietária da “Marileia Paris”, contam que é importante fazer uma sustentação correta no bolo, primeiro fazer a massas,os sabores mais utilizados para bolo de andar são baunilha e chocolate.

São massas saborosas e que possuem uma consistência adequada para sustentar o recheios cremosos. Use sempre recheios que são consistentes, como por exemplo recheio com base de brigadeiro, pois possibilita ter uma sustentação mais firme. Mas você também pode fazer outros recheios como mousse de chocolate, chocolate belga,doce de leite, entre outros.

Depois, é preciso prensar os bolos no acetato por pelo menos 24 horas e por fim usar os utensílios essenciais que auxiliarão na montagem e estruturação do seu bolo que veremos a seguir. COMO FAZER A ESTRUTURAÇÃO DO SEU BOLO DE ANDAR Ficou curiosa para saber como funciona isso na prática? Veja o passo a passo que a Bruna Karla proprietária do canal do Youtube “Bru na cozinha” fez especialmente para você.1 Passo: Reúna os utensílios necessários para não errar na hora da montagem: – Tabuleiro de madeira: Recomendamos que você sempre use tabuleiros de madeira, eles te darão uma sustentação maior.

Não use pratos de papelão pois eles tiram toda a estabilidade do seu bolo. – Disco de isopor: É Ideal para separar as massas uma da outra e dar uma base mais firme para segurar a estrutura do seu bolo por completo. – Palito de churrasco: O palito de churrasco vai ligar um andar ao outro, para que o bolo não se movimente. Fonte: Bru na cozinha Coloque seu bolo no centro do tabuleiro! Lembre-se se seu bolo ter recheios diferentes de um andar para o outro, coloque sempre o recheio mais pesado no andar debaixo e o recheio mais leve no andar de cima.4 Passo: Passe uma pré-camada de chantilly em todo o seu bolo, depois pegue o disco de isopor e centralize no meio, o colocando em cima do bolo, ele servirá como base para suportar o próximo andar.5 Passo: Fixando bem o disco de isopor em seu bolo, pegue uma espátula e faça uma marcação do círculo, ela te ajudará a fazer a montagem dos caninhos de estruturação dentro do círculo, onde ficará o peso do próximo andar.6 Passo: Ao finalizar a marcação, tire o disco de isopor com cuidado e deixe do lado, pois você usará ele em breve.7 Passo: Coloque os canudinhos de sustentação dentro da marcação feita pelo disco de isopor.8 Passo: Caso seu canudo de sustentação for maior que o bolo, afunde-o até que você sinta o tabuleiro no fundo.

  1. Depois suba o canudo e com uma tesoura corte até onde estiver a marcação do resíduos do bolo.
  2. Lembre-se o canudo não pode ficar nem mais baixo e nem mais alto, ele precisa ficar do tamanho exato do seu bolo.9 Passo: Coloque uma quantidade razoável de canudo, até que você perceba que seu bolo esteja bem estruturado.

Ao redor da marcação coloque 4 canudos, deixando um espaço no meio para colocar o palito de churrasco para ligar um andar com o outro.10 Passo: Depois de estruturar seu bolo com os canudos, passe uma camada de chantilly em cima do bolo e em seguida coloque o disco de isopor centralizado na marcação que lá no começo você fez com ele.11 Passo: Após colocar o disco de isopor, pegue seu bolo do 2 andar e o posicione ao centro do bolo debaixo.12 Passo: Pegue o palito de churrasco e coloque ao lado do seu bolo.

Corte o palito na altura exata dos dois andares.13 Passo: Depois que você cortar seu palito de churrasco na altura exata, centralize-o no meio do seu bolo e o afunde até sentir o fundo do tabuleiro.14 Passo: Chegou a melhor parte! Depois que seu bolo estiver todo estruturado, decore com os produtos da Fab! E acredite, ele ficará fabuloso 🙂 Massas Ideais para o Bolo de andar Evite o pão de ló, pois esse tipo de massa, não tem muita consistência e é muito possível que seu bolo desmorone.

Uma das massas indicadas devido à consistência é a massa amanteigada (veja aqui uma receita exclusiva para você de massa amanteigada), Além disso, uma dica de cobertura é considerar também a pasta americana que permite que os bolos fiquem bem estruturados e firmes.

Além de recheios específicos e mais propícios para a estruturação, existem massas que facilitam, Cuidados para o transporte do bolo de andar. O transporte dos bolos de andar é o grande medo de muitas confeiteiras e são diversos os “perrengues” passados pelas fabulosas. Para evitar problemas, conversamos com nossas parceiras que sugerem as dicas a seguir.

You might be interested:  Como Está A Votação?

Caso seu bolo tenha apenas 2 andares, você consegue transportá-lo no carro tranquilamente, sempre tomando os cuidados necessário para não que não ocorra nenhum imprevisto. Jake lima inclusive aponta que é essencial que seu bolo esteja gelado pois ele fica ainda mais firme para o transporte, veja o local mais seguro em carro e coloque seu bolo.

Caso ocorra algum problema, a Lilian Kuster conselha que você leve sempre um kit SOS, para fazer pequenos reparos no bolo no local do evento. Por exemplo: Bombinhas, bicos, espátulas e um pouco do chantilly. Mas é claro, sempre é melhor evitar estresse no transporte, para isso, Marileia sugere que antes de qualquer encomenda, veja com o cliente se é possível finalizar a montagem do seu bolo no local de entrega.

Se ele aceitar, leve o bolo separado por partes e finalize lá mesmo.Caso seu bolo tenha 3 andares ou mais, aconselhamos que o bolo seja montado no local. Lembre-se é muito importante que você seja rápido e organizado, para não deixar uma situação desconfortável tanto para você quando para seu cliente.

Como cortar o bolo ao meio?

Pressione levemente o topo do bolo e posicione a faca no meio dele. Corte fazendo movimentos de serra, dessa forma, as chances de o bolo se despedaçar são bem menores. Com um pouco de prática, essa técnica se torna a maneira mais rápida de cortar bolos, além de também servir para nivelá-los.

Como cortar um bolo em partes iguais?

Cortando o bolo de aniversário em fatias iguais Vamos por partes para ninguém se perder. O primeiro passo é marcar duas linhas paralelas no bolo, para dividi-lo em três partes. Depois de marcá-la, faça o primeiro corte. Ao fazê-lo, corte as fatias perpendiculares.

O que rende mais bolo redondo ou quadrado?

Arredondadas do bolo que serão menores e menos. apresentáveis. Com esse tipo de corte o bolo rende mais porções e as. fatias ficam mais compactas e fáceis de servir.

Porque tem que cortar o bolo de aniversário de baixo para cima?

Como surgiu a tradição: Nas cerimônias de união, as pessoas quebravam o ‘bolo’ por cima da cabeça da noiva, acreditando que isso lhe traria riqueza e sorte.

Como se cortar bolo de aniversário?

Como cortar o bolo de aniversário para ele render mais? – Para que você deixe todos os seus convidados satisfeitos, existe uma maneira de cortar o bolo em fatias iguais para todo mundo! Mas, antes, é importante lembrar que essa técnica serve para todos os formatos de bolos, seja redondo ou retangular, no entanto, ele é muito útil para bolos redondos, os quais as pessoas costumam se confundir na hora de cortar, e muitas vezes, não sabem por onde começar.

Para fazer isso, o primeiro passo não é cortar o bolo de baixo para cima, como de costume. Comece marcando duas linhas paralelas no bolo, para que você possa dividi-lo em três partes. Depois de marcar, faça o primeiro corte. Ao fazer isso, corte as fatias perpendiculares. Dessa forma, você percebe que cortar o bolo fica muito mais fácil, assim como, colocar nos pratinhos.

É importante tomar cuidado com esse truque, isso porque quando você fizer o primeiro corte, para não correr o risco do bolo desmoronar todinho, espere para realizar os outros cortes quando acabar de servir as fatias do primeiro processo, ok? Ah, outro ponto importante que vai facilitar sua vida na hora de cortar o bolo é deixar de lado aquelas facas de bolo, pois elas não são boas para fazer cortes, mas sim, para retirar o bolo na hora de colocar no pratinho.

Como cortar o bolo em fatias?

Fatiar sem esfarelar: o fio precisa ser do comprimento do diâmetro do bolo; basta cortá-lo como uma faca, de cima para baixo. Cortar o bolo ao meio: separe o fio de um tamanho suficiente para que passe pelo bolo todo. Depois de posicionar o fio ao redor da massa, é só cruzar e puxar com cuidado.

Como cortar um bolo de casamento redondo?

🎂 Como cortar o bolo quadrado ou redondo para render mais? » » 🎂 Como cortar o bolo quadrado ou redondo para render mais? Já se perguntou como cortar um bolo quadrado ou redondo da forma e quantidade correta para render mais? Essa pergunta é feita com frequência aqui na Cozinha Encantada. Gente, cortar bolo quadrado ou redondo é super simples e vamos mostrar como, continue lendo até o final! Como cortar o bolo redondo para render mais? Para cortar um bolo redondo ou quadrado com melhor rendimento faça três cortes na vertical.Um corte no centro do bolo e dois cortes dividindo as duas partes restantes ao meio. Como cortar o bolo quadrado para render mais? Faça o corte tradicional, porém, em menor escala. Faça o corte de uma fileira, de acordo com a saída e depois que finalizar a fileira comece outra. Mantenha um padrão de tamanho, o rendimento é o mesmo que o bolo redondo, média de 100gr, Então, gostaram? Nossas dicas hoje foram sobre Como cortar o bolo quadrado ou redondo para render mais, Curta, comente e compartilhe! 😉 : 🎂 Como cortar o bolo quadrado ou redondo para render mais?

Qual faca ideal para cortar bolo?

FACAS PARA CARNE – Facas para carne: as opções essenciais para o dia a dia (| Ilustração: Catarina Moura/CLAUDIA) Cutelo Continua após a publicidade Os cutelos têm uma lâmina plana e retangular. É possível encontrar esse modelo de faca em diferentes tamanhos, dependendo do uso pretendido.

Um cutelo é usado para cortar carne crua, seja como parte do processo de açougue ou para dividi-la em porções menores antes de cozinhar. O design grande e pesado significa que ela pode até cortar ossos, tornando-a uma das melhores facas para preparação de carne crua. Devido ao seu tamanho volumoso, esse tipo de faca geralmente é usado apenas em carne crua, e não em alimentos cozidos.

A superfície larga, plana e pesada dos cutelos também pode ser útil para esmagar dentes de alho ou gengibre contra a tábua de corte. Faca para desossar A faca de desossar é composta por uma lâmina fina com uma borda muito afiada, geralmente terminando em uma ponta fina e pontiaguda.

  1. Essa é a melhor faca para cortar os ossos da carne e aparar a cartilagem para criar a junção ou corte perfeito antes de cozinhar.
  2. A ponta afiada e a lâmina fina a tornam uma ótima opção para cortar ao redor do osso sem estragar a carne.
  3. Ao desossar carne suína ou bovina, uma faca um pouco mais dura é melhor, enquanto uma lâmina mais flexível é adequada para aves.

As facas para desossar são projetadas para serem leves e maleáveis. Faca de trinchar Continua após a publicidade A faca de trinchar é longa e fina, terminando numa ponta afiada. Às vezes chamada de faca de fatiar, a faca de trinchar é uma das mais longas da cozinha.

  1. Sua largura estreita significa que produz menos resistência ao cortar os alimentos, permitindo criar fatias mais limpas e uniformes.
  2. Ao preparar carnes como aves, porco, cordeiro ou boi, essa faca é a ferramenta para o trabalho, pois produz fatias finas, limpas e de tamanho uniforme.
  3. Também pode ser usada para preparar frutas e legumes maiores, como melões ou abobrinhas, que podem ser difíceis de cortar usando facas menores ou mais largas.

As lâminas longas e finas também são ideais para cortar bolos, pois são longas o suficiente para cortar fatias perfeitas em um movimento de corte suave.

Como cortar o bolo em duas partes?

Como cortar bolo em camadas : Faça um pequeno corte na lateral do bolo com uma faca afiada. Você usará depois este corte para alinhar as camadas na hora de montar o bolo. Corte as camadas no sentido horizontal (geralmente uma ou duas camadas são suficientes) com uma faca de serra, como a usada para cortar pão.

You might be interested:  Como Acabar Com A Rouquidão Em Minutos?

Qual a melhor forma de desenformar bolo quente ou frio?

Como Desenformar Bolos, Tortas e Pudins

Formas tradicionais Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar. Aquecer rapidamente o fundo da forma para o caramelo ficar levemente mais fluido. Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Incline levemente a forma e apoie a faca sobre o pudim, fazendo que entre um pouco de ar. Apoie um prato com bordas altas, vire e retire com cuidado a forma. Formas de fundo ou aro removível Geralmente usadas em tortas de massas mais delicadas. passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Apoie a forma sobre um copo, para facilitar a retirada do aro, e retire devagar e com cuidado. Apoie a forma sobre o prato de servir, passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral e abra com cuidado a trava do aro. Formas trabalhadas: não é possível passar a faca nas laterais, por isso, sempre devem ser sempre muito bem untadas e polvilhadas.

: Como Desenformar Bolos, Tortas e Pudins

Quantas fatias tem um bolo redondo com furo?

TAMANHOS DE FORMAS, RENDIMENTOS e PORÇÕES: – Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Média – 27cm x 12cm x 7cm Grande – 31cm x 12cm x 7cm Como calcularmos fatias de bolos: Fatias de bolo geralmente são cobradas mais caras que o bolo inteiro. cortá-las. Um bolo retangular (40 cm x 30cm) com 5 cm de altura poderá render de 48 a 50 pedaços. Quanto ao bolo redondo, nas casas onde vendem produtos para confeitaria; há cortadores que vem na medida certa. Uma fatia de bolo deverá ter de 80 a 120 grama; 100 gramas é o ideal.

Na venda de bolos devemos ser honestas (os) e ponderadas (os). As grandes confeitarias e organizadores de festas, optam por vender seus bolos no formato redondo. Um bolo redondo de aro 24 cm, rende 16 fatias de 100 gramas cada. O que escrevi (acima) e as tabelas que serão apresentadas (abaixo) não são rígidas e devem servir apenas de orientação.

Observe que há muita variação. Baseando-se num pedaço de bolo de 100 gramas; sendo um bolo alto, a fatia será estreita. Um bolo baixo, a fatia será mais larga. Tabela Wilton e tabela Pelo Orkut Retangular Retangular 35cm x 25cm = 48 fatias 30cm x 35 cm = 50 fatias 40cm x 30cm = 65 fatias 35cm x 25 cm = 35 fatias 45cm x 30cm = 74 fatias 30cm x 50cm = 100 fatias 50cm x 40cm = 110 fatias 40cm x 30cm = 50 fatias 55cm x 45cm = 136 fatia 40cm x 60cm= 150 fatias 75cm x 45cm = 180 fatias 45cm x 30cm = 70 fatias 45cm x 35cm = 100 fatias 50cm x 40cm = 130 fatias 75cm x 45cm = 200 fatias Redonda: Redonda 15 cm = 12 fatias 15cm = 10 fatias 20cm = 24 fatias 20cm = 16 fatias 25cm = 38 fatias 23cm = 20 fatias 30cm = 56 fatias 25cm = 30 fatias 35cm = 78 fatias 28cm = 32 fatias 40cm = 100 fatias 30cm = 40 fatias 35cm = 50 fatias 40cm = 70 fatias 45cm = 80 fatias 50cm = 100 fatias Quadrada: Quadrada (lado rendimento) 15 cm = 18 fatias 15cm = 12 fatias 20cm = 32 fatias 20cm = 24 fatias 25cm = 50 fatias 25cm = 30 fatias 30cm = 72 fatias 30cm = 50 fatias 35cm = 98 fati 35cm = 60 fatias 40cm = 128 fatias 40cm = 90 fatias 45cm = 162 fatias 45cm = 110 fatias 50cm = 150 fatias Coração: 15cm = 14 fatias 20cm = 22 fatias 25cm = 38 fatias 30cm = 56 fatias 35cm = 72 fatias 40cm = 94 fatias Oval: Oval 30cm x 20cm = 25 fatias 30cm = 30 fatias 40cm x 30cm = 50 fatias 40cm = 50 fatias 50cm x 40cm = 85 fatias 50cm = 80 fatias 55cm x 45cm = 110 fatias 55cm = 100 fatias 60cm x 50cm = 130 fatias 60cm = 150 fatias 65cm x 55cm = 155 fatias 65cm = 200 fatias Hexagonal(Sextavada): 15cm = 12 fatias 20cm = 26 fatias 25cm = 40 fatias 30cm = 70 fatias Pétala: 15cm = 8 fatias 20cm= 18 fatias 25cm = 40 fatias 30cm = 64 fatias Tabela de rendimento da Wilton, curso do Senac.

Como fatiar uma torta?

Aprenda a cortar tortas da maneira correta Como cortar uma torta nas proporções certas? Quando se trata de cortar uma torta com um diâmetro grande, muitas vezes a maneira de corte em triângulos pode não ser a mais apropriada. O objetivo deste post é auxiliar você, com simples recursos, na hora de fatiar essas delícias para compartilhar com sua família e amigos em momentos especiais.

Vamos lá? Cortando uma torta Estamos acostumados a cortar as tortas redondas em formatos de triângulos. Porém esta maneira pode não ser a mais adequada para alguns momentos, principalmente quando se trata de receber muitos convidados. Quando o diâmetro é elevado, se cortadas em triângulos, as fatias podem ficar muito longas, o que acaba dificultando no momento de servir.

Mas não se preocupe, há uma excelente solução que não exige que você compre nenhum tipo de utensílio especial. Basta mudar o método de corte. A ideia é que o corte possa render o aproveitamento máximo da torta. Então, para priorizar o rendimento, faça da seguinte maneira: Na forma, corte a torta em 3 fileiras paralelas, do início ao fim. Além de garantir o rendimento total do doce, esta maneira de cortar também padroniza o tamanho das fatias. Mas vale observar que pelo tamanho da sua torta, você poderá mensurar o número de fatias e, consequentemente, quantas pessoas serão servidas. Ficou fácil? Agora que você já sabe a melhor maneira de cortar uma torta, é só escolher a sua Doquinha preferida e fazer bonito na hora de servi-la! : Aprenda a cortar tortas da maneira correta

Como fatiar bolo caseiro para vender?

Cortador de bolo em fatias de plástico – O fatiador de bolos de plástico é uma forma de economizar na ferramenta e garantir praticamente o mesmo resultado. A diferença é justamente a precisão do corte, já que você poderá ter uma dificuldade maior na hora do corte por conta da fragilidade do plástico.

Como partir um bolo com três cortes e de 8 pedaços?

Resposta do desafio – Corte da torta Você está em Entretenimento > Basta fazer dois cortes verticais e um corte horizontal. Ao fazer dois cortes verticais (pode ser em forma de X), a torta estará dividida em 4 pedaços. Quando fizermos o corte horizontal, o número de pedaços será multiplicado por 2, ou seja, teremos 8 pedaços em apenas 3 cortes. Como referenciar: “Corte da torta” em Só Matemática,

Quantas fatias de bolo para 20 pessoas?

Conforme explicamos, cada pessoa come cerca de 100g, então um bolo de 2 quilos é o bastante para 20 pessoas. Se você quiser ser precavido, considere mais 500g para quem quiser repetir. Se a medição for feita a partir do tamanho da forma, um bolo para 20 pessoas redondo deve ter 20 cm e um bolo quadrado, 20 cm.

Quantas pessoas serve 2 kg de bolo?

Desse modo 2kg de bolo (2000gr) servirá cerca de 20 pessoas. Há no entanto vários fatores que temos que considerar para que as contas relativamente não falhem.

You might be interested:  Como Fazer Um Site?

Qual o tamanho ideal de um bolo para 40 pessoas?

PREÇO E TAMANHO DE BOLO (retirado da internet e livros de dicas) | Tamanhos de bolo, Preços de bolo, Porções de bolo Article from dicasdarosenova.blogspot.com PREÇO E TAMANHO DE BOLO E MEDIDAS DE INGREDIENTES. Estou colocando no meu blog dicas além de tamanho e preço para quem confecciona bolos, medidas de ingredientes para quem ainda não tem uma balança.São medidas aproximadas para ajudar quem não tem balança de cozinha.

Porque tem que cortar o bolo de aniversário de baixo para cima?

Como surgiu a tradição: Nas cerimônias de união, as pessoas quebravam o ‘bolo’ por cima da cabeça da noiva, acreditando que isso lhe traria riqueza e sorte.

Como se corta um bolo de casamento?

No momento de cortar o bolo, o noivo coloca a mão direita por cima da mão direita da noiva, que segura a faca, de forma a cortarem juntos a primeira fatia. Em seguida oferecem um pedaço um ao outro, como dádiva da vida a dois.

Quantas fatias tem um bolo redondo com furo?

TAMANHOS DE FORMAS, RENDIMENTOS e PORÇÕES: – Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Média – 27cm x 12cm x 7cm Grande – 31cm x 12cm x 7cm Como calcularmos fatias de bolos: Fatias de bolo geralmente são cobradas mais caras que o bolo inteiro. cortá-las. Um bolo retangular (40 cm x 30cm) com 5 cm de altura poderá render de 48 a 50 pedaços. Quanto ao bolo redondo, nas casas onde vendem produtos para confeitaria; há cortadores que vem na medida certa. Uma fatia de bolo deverá ter de 80 a 120 grama; 100 gramas é o ideal.

Na venda de bolos devemos ser honestas (os) e ponderadas (os). As grandes confeitarias e organizadores de festas, optam por vender seus bolos no formato redondo. Um bolo redondo de aro 24 cm, rende 16 fatias de 100 gramas cada. O que escrevi (acima) e as tabelas que serão apresentadas (abaixo) não são rígidas e devem servir apenas de orientação.

Observe que há muita variação. Baseando-se num pedaço de bolo de 100 gramas; sendo um bolo alto, a fatia será estreita. Um bolo baixo, a fatia será mais larga. Tabela Wilton e tabela Pelo Orkut Retangular Retangular 35cm x 25cm = 48 fatias 30cm x 35 cm = 50 fatias 40cm x 30cm = 65 fatias 35cm x 25 cm = 35 fatias 45cm x 30cm = 74 fatias 30cm x 50cm = 100 fatias 50cm x 40cm = 110 fatias 40cm x 30cm = 50 fatias 55cm x 45cm = 136 fatia 40cm x 60cm= 150 fatias 75cm x 45cm = 180 fatias 45cm x 30cm = 70 fatias 45cm x 35cm = 100 fatias 50cm x 40cm = 130 fatias 75cm x 45cm = 200 fatias Redonda: Redonda 15 cm = 12 fatias 15cm = 10 fatias 20cm = 24 fatias 20cm = 16 fatias 25cm = 38 fatias 23cm = 20 fatias 30cm = 56 fatias 25cm = 30 fatias 35cm = 78 fatias 28cm = 32 fatias 40cm = 100 fatias 30cm = 40 fatias 35cm = 50 fatias 40cm = 70 fatias 45cm = 80 fatias 50cm = 100 fatias Quadrada: Quadrada (lado rendimento) 15 cm = 18 fatias 15cm = 12 fatias 20cm = 32 fatias 20cm = 24 fatias 25cm = 50 fatias 25cm = 30 fatias 30cm = 72 fatias 30cm = 50 fatias 35cm = 98 fati 35cm = 60 fatias 40cm = 128 fatias 40cm = 90 fatias 45cm = 162 fatias 45cm = 110 fatias 50cm = 150 fatias Coração: 15cm = 14 fatias 20cm = 22 fatias 25cm = 38 fatias 30cm = 56 fatias 35cm = 72 fatias 40cm = 94 fatias Oval: Oval 30cm x 20cm = 25 fatias 30cm = 30 fatias 40cm x 30cm = 50 fatias 40cm = 50 fatias 50cm x 40cm = 85 fatias 50cm = 80 fatias 55cm x 45cm = 110 fatias 55cm = 100 fatias 60cm x 50cm = 130 fatias 60cm = 150 fatias 65cm x 55cm = 155 fatias 65cm = 200 fatias Hexagonal(Sextavada): 15cm = 12 fatias 20cm = 26 fatias 25cm = 40 fatias 30cm = 70 fatias Pétala: 15cm = 8 fatias 20cm= 18 fatias 25cm = 40 fatias 30cm = 64 fatias Tabela de rendimento da Wilton, curso do Senac.

Como cortar o bolo em losango?

Losangos com glacê Doces com gosto de infância. Doces que sempre estiveram nas nossas mesas de aniversário, feitos pelas mãos ativas de minha mãe. E feitos à mão, mesmo, porque naquela época não existiam as batedeiras de bolo.

  • Lembro bem dela batendo o “Bolo Majestoso”, que é a base desses losangos, e lembro, também, da disputa para raspar a tigela onde o bolo havia sido batido.
  • Lembro, também, de quando eu batia bolos para meus filhos ( já com a ajuda da batedeira), assim como da disputa, entre os dois, para raspar a vasilha da máquina.
  • E agora, bato bolos para minha neta.
  • Mas, no último dia 19 de janeiro, fiz um bolo especial, e ao mesmo tempo simples, para o aniversário da minha mãe: os seus losangos com glacê.
  • Depois de ter publicado sua foto, recebi alguns pedidos da receita, e esse é o motivo desse texto.
  • Como havia feito a receita meio “a olho”, quis repeti-la para poder prestar atenção nos detalhes.

Convidei algumas amigas para um lanche, que girou principalmente entre um pão de centeio (saído da máquina na hora), acompanhado por pastas de ricota, “losangos com glacê de limão”, e suco natural de maracujá. No meio, muita conversa. Foi uma tarde gostosa.

  1. E aqui está a receita:
  2. Losangos com glacê de limão
  3. 2 xícaras de açúcar
  4. 100 gramas de manteiga (duas colheres de sopa cheias)
  5. 3 ovos
  6. 2 xícaras de farinha de trigo
  7. 1 xícara de amido de milho (nossa “Maizena”)
  8. 1 colher (de sopa) de fermento em pó
  9. 1 copo de leite
  10. Bater as claras em neve e deixar aguardando.

Na batedeira, bater bem a manteiga (em temperatura ambiente) com o açúcar. Juntar as gemas e continuar batendo. Misturar numa vasilha, à parte, a farinha com a “maizena” e o fermento. Ir colocando essa mistura na massa da batedeira, às colheradas e alternadamente com o leite. Um pouco das farinhas, um pouco de leite. Bater sempre.

  • No final, acrescentar as claras em neve, misturando com colher.
  • Despejar em assadeira untada (23×35 cm) e enfarinhada, e levar para assar em forno pré-aquecido.
  • Deixar esfriar.
  • Glacê de limão
  • 2 xícaras de açúcar (Fiz com o refinado peneirado.Pode-se usar o de confeiteiro)
  • ½ xícara de caldo de limão (coloquei menos)
  • 2 colheres (de chá) de raspa de casca de limão

Misturar muito bem o açúcar com o limão. Ir colocando o suco aos poucos, para ver o ponto. Deve ficar uma pasta meio grossa. Colocar as raspas da casca de limão, misturar bem, e cobrir o bolo, espalhando com as costas de uma colher. Deixar o glacê secar bem.

  1. Quando estiver seco, cortar o bolo em formato de losangos.
  2. Para isso, primeiro faz-se cortes na vertical, em paralelo.
  3. Em seguida, cortes na diagonal, também paralelamente.
  4. Os cortes estão demonstrados nas fotos.
  5. É só clicar para aumentar.
  6. Essa é a receita tradicional.
  7. Ficou uma delícia.
  8. A “Maizena” dá, ao bolo, uma aparência de seco.

Mas a textura fica ótima, e ele desmancha na boca. Para um gosto mais cítrico, pode-se colocar um pouco de raspas de casca de limão na massa do bolo. Nota: Escrevi Maizena entre aspas porque Maizena com a letra “z” é o nome comercial dado ao produto (marca).