O Que Fazer Quando O Bolo Fica Cru Por Dentro?

O Que Fazer Quando O Bolo Fica Cru Por Dentro
Que tal preparar um bolo vulcão? – Quando a massa do bolo não assa por completo, a parte do meio é a que geralmente fica mais crua. Caso isso aconteça, uma ótima dica é partir para uma receita de bolo vulcão. Para isso, basta fazer um furo no meio da massa (removendo toda a parte crua) e, então, caprichar na cobertura.

  • Quando o primeiro pedaço é cortado, a calda escorre pela travessa, o que dá um resultado bem bonito! E a melhor parte é que você pode preparar diferentes caldas (de brigadeiro branco ou preto, creme de limão, doce de leite, ganache e por aí vai) para cobrir o bolo vulcão;

Que tal experimentar?.

Porque o bolo fica cru?

Conferir a quantidade e temperatura dos ingredientes O ideal é sempre medir os ingredientes numa balança, porque nem sempre 1 xícara de farinha contém exatamente 120 gramas e isso, junto com outros fatores, pode explicar porque o bolo ficou encruado.

Como salvar bolo que não assa?

Que tal preparar um bolo vulcão? – Quando a massa do bolo não assa por completo, a parte do meio é a que geralmente fica mais crua. Caso isso aconteça, uma ótima dica é partir para uma receita de bolo vulcão. Para isso, basta fazer um furo no meio da massa (removendo toda a parte crua) e, então, caprichar na cobertura.

Quando o primeiro pedaço é cortado, a calda escorre pela travessa, o que dá um resultado bem bonito! E a melhor parte é que você pode preparar diferentes caldas (de brigadeiro branco ou preto, creme de limão, doce de leite, ganache e por aí vai) para cobrir o bolo vulcão.

Que tal experimentar?.

Faz mal comer massa de bolo cru?

Sim, essa prática pode fazer mal à sua saúde! O ovo usado na massa pode estar contaminado com a salmonela, uma bactéria que pode causar gastrenterite, doença cujos sintomas são febre, náuseas, vômitos, diarreia e dor de cabeça.

Porque o bolo cresce derrama e não assa?

Reduza um pouco o fermento – Um dos principais motivos para seu bolo ter transbordado é o fermento em excesso. Geralmente, as receitas pedem 1 colher (sopa) de fermento em pó, mas rasas. Se você colocar a colher muito cheia poderá ocorrer esse problema. Então, a dica é reduzir um pouco a quantidade de fermento na próxima receita.

O que fazer com o bolo que ficou seco?

Baixe em PDF Baixe em PDF Cozinhar tem seus altos e baixos. Por isso, não se preocupe se um bolo se transformar em um desastre. Provavelmente, algo pode ser feito para salvar a situação. Seja porque o bolo não cresceu, ficou quebrado ou cozinhou demais, você vai conseguir encontrar uma solução para consertá-lo ou transformá-lo em outra coisa apresentável.

  1. 1 Se o bolo ainda estiver mole, deixe cozinhar por mais tempo. Se você verificar que a massa ainda está mole no meio, talvez o bolo só não tenha tido tempo para crescer. Coloque-o de volta no forno para assar por mais cinco ou dez minutos, mas fique de olho para que ele não cozinhe demais. Talvez ele cresça nesse tempo.
  2. 2 Desmanche o bolo e misture com a cobertura para fazer bolinhas. Compre uma cobertura pronta ou prepare a sua em casa e acrescente só o bastante para que a mistura fique grudada quando apertada. Enrole em bolinhas e polvilhe coco ralado, chocolate granulado ou cacau em pó.
    • Ou você pode cobrir as bolinhas com chocolate derretido e deixar esfriar.
    • Esse truque também funciona para bolos que ficaram secos demais.
  3. 3 Se o bolo não crescer, corte-o em duas camadas e faça um domo com ele. Fatie um bolo de uma camada ao meio usando uma faca de pão para formar duas “folhas” de bolo. Forre uma tigela grande com filme plástico para usar como molde e coloque uma camada de bolo no fundo dela. Corte fora o bolo que sobrar na parte superior até ficar com um círculo quase perfeito.
    • Corte fora o excesso de bolo que sair pelas bordas para que tudo caiba na tigela.
    • Coloque o bolo na geladeira para firmar antes de virá-lo em cima do prato de servir. Despeje chocolate derretido por cima do bolo ou passe cobertura na parte redonda do domo para decorar.
  4. 4 Preencha um bolo afundado com doces para dar uma cara festiva. Se apenas o centro do bolo ficar fundo, aplique a cobertura como sempre e use-o como tigela para colocar doces. Preencha o buraco com doces não embrulhados, como chocolates, jujubas, balas de coma e outros doces que quiser.
    • Também é possível encher o espaço com mousse ou creme de limão e passar a cobertura por cima. Assim, você faz uma sobremesa fácil.
  5. 5 Transforme o bolo afundado em um bolo de sorvete para agradar sua criança interior. Coloque um pouco de sorvete amolecido no centro afundado do bolo e alise. Deixe congelar por cerca de 30 minutos e tire. Acrescente a cobertura por cima do sorvete e nas bordas, como faria com um bolo normal, para dar acabamento ao prato.
    • Se quiser uma cobertura mais simples, cubra o bolo com chantili e decore com cerejas.
  1. 1 Faça um trifle inglês com pedaços de bolo em camadas. Coloque os pedaços de bolo em uma tigela ou prato fundo grandes. Jogue um pouco de bebida alcoólica para dar sabor e adicione camadas de ingredientes como creme, cobertura, frutas, mousse ou chantili, na ordem que quiser. Conforme for montando as camadas, use o bastante de cada ingrediente para cobrir o prato.
    • Faça a parte de cima ficar ainda mais especial. Use a cobertura ou o chantili para fazer uma camada lisa na parte de cima do doce e cubra com raspas de chocolate ou granulado para decorar.
  2. 2 Cubra o bolo rachado com cobertura para esconder as imperfeições. A cobertura vai esconder perfeitamente as rachaduras pequenas. Se o bolo estiver muito rachado, use um pouco de cobertura para tentar “colar” os pedaços dele. Espalhe na rachadura e aperte um lado contra o outro para juntar. Depois, cubra toda a parte de cima do bolo com uma camada fina de cobertura bem mole, formando uma crosta.
    • Deixe firmar e passe mais uma camada de cobertura, desta vez mais grossa, para decorar. Se você cobrir tudo direito, dificilmente alguém vai perceber que o bolo estava rachado.
    • Só não exagere se usar a cobertura para preencher a rachadura. O excesso vai deixar o bolo doce demais e desagradável de comer.
  3. 3 Vire o bolo rachado para que a parte de cima fique lisa. Se o bolo só estiver rachado em cima, use o fundo dele como topo. Assim, você terá uma superfície lisa e uniforme para decorar. Mas a base será menos firme, por isso, não se assuste se ela desmanchar no prato. Essa solução é melhor para bolos caseiros.
    • Outra opção é remover uma camada fina da parte de cima do bolo para nivelar e deixar a aparência uniforme. Use uma faca de pão para cortar essa camada fina da parte de cima.
  4. 4 Use as partes quebradas do bolo para fazer um doce chamativo. Derreta chocolate ao leite, amargo ou branco e despeje em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Use uma espátula para espalhar uma camada fina do chocolate derretido. Deixe esfriar por 30 minutos e jogue o bolo despedaçado por cima, formando uma camada fina e uniforme.
    1. Acrescente mousse ou cobertura na metade da tigela de bolo que você acabou de modelar e coloque a outra camada de bolo por cima;
    2. Repita até usar todo o bolo;
    3. Aperte o bolo contra a camada de doce derretido, passe outra camada de chocolate por cima e deixe esfriar;

    Os dois ingredientes vão endurecer juntos. Para servir, quebre em pedaços.

  1. 1 Corte fora as partes queimadas do bolo. Use uma faca de pão para cortar a parte de cima ou a de baixo, se ela estiver queimada. Passe a faca por baixo das partes queimadas nas laterais para removê-las. Tome o cuidado de cortar somente a parte queimada do bolo, pois geralmente o resto está bom.
    • Neste passo, imagine que você está raspando a parte queimada de uma torrada, mas lembre-se de que o bolo não é tão seco. Por isso, você precisa usar a faca para cortar os pontos queimados.
  2. 2 Aplique uma calda sobre um bolo seco que cozinhou demais para deixá-lo úmido. Coloque uma parte de açúcar e uma parte de água em uma panela pequena e deixe cozinhar. Aqueça a mistura até que o açúcar todo derreta, mexendo sempre. Tire a calda do fogo e acrescente um aromatizante, como extrato de baunilha ou rum. Deixe esfriar e passe uma camada fina por cima do bolo antes de aplicar a cobertura.
    • Faça furos no bolo com um garfo para ajudar a fazer com que ele absorva a calda.
  3. 3 Cubra o bolo seco com ingredientes úmidos para deixá-lo mais molhado. Se não tiver tempo para fazer uma calda, aplique uma camada grossa de creme de manteiga no meio do bolo. Em seguida, use ingredientes úmidos por cima para decorar, como frutas ou chocolate.
    • Se o bolo só tiver uma camada, você terá que cortá-la ao meio com uma faca de pão para colocar a cobertura no meio do bolo.
  1. 1 Use uma faca para soltar o bolo da forma. Se o bolo estiver preso na forma, passe uma faca afiada entre ela e o bolo, em toda a volta. Bata nas laterais e no fundo da forma com as mãos para ajudar a soltar o bolo e deixe esfriar por 15 minutos.
    • Depois de 15 minutos, tente virar o bolo outra vez. Se ele ainda sair desmanchado, consulte as sugestões acima para transformá-lo em outra sobremesa feita com bolo quebrado.
  2. 2 Use uma faca afiada para nivelar um bolo desigual. Às vezes acontece de o bolo não crescer por igual. Se esse for o seu caso e você quiser uma parte de cima nivelada, é só usar uma faca afiada para cortar fora a parte desnivelada. Você ficará com um topo liso e nivelado para aplicar a cobertura.
  3. 3 Se as camadas do bolo se desmancharem quando você tentar cortá-las, coloque-as na geladeira. Camadas de bolo quentes correm mais risco de desmanchar. Se estiver tentando cortá-las ao meio, deixe-as na geladeira por pelo menos 30 minutos para esfriar e tente outra vez.
  4. 4 Terminado.

Quanto tempo tem que esperar para desenformar um bolo?

Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar: ele deve estar morno na hora de sair da forma. Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma.

Tem que desenformar o bolo quente ou frio?

Assista à maneira correta de desenformar doces sem quebrar –

  • Formas tradicionais Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar.
  • Aquecer rapidamente o fundo da forma para o caramelo ficar levemente mais fluido. Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Incline levemente a forma e apoie a faca sobre o pudim, fazendo que entre um pouco de ar. Apoie um prato com bordas altas, vire e retire com cuidado a forma.
  • Formas de fundo ou aro removível Geralmente usadas em tortas de massas mais delicadas.
  • passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Apoie a forma sobre um copo, para facilitar a retirada do aro, e retire devagar e com cuidado.
  • Apoie a forma sobre o prato de servir, passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral e abra com cuidado a trava do aro.
  • Formas trabalhadas: não é possível passar a faca nas laterais, por isso, sempre devem ser sempre muito bem untadas e polvilhadas.

Porque o bolo fica com a casca dura em cima?

Meu bolo é muito denso. – Isto pode acontecer porque: a) durante a mistura dos ingredientes a massa foi trabalhada demais e perdeu muito ar. b) os ovos foram adicionados muito rapidamente. Tente incorporar bem os ovos entre uma adição e outra. c) não foi adicionado fermento suficiente.

O que acontece se eu comer massa crua?

De acordo com um recente estudo, publicado no site científico The New England Journal of Medice, consumir a massa crua pode causar uma séria intoxicação alimentar e não é apenas devido à salmonela, bactérias transmitidas através do consumo de ovo cru (presente na massa ).

Faz mal comer massa mal assada?

Assim como o ovo cru, a farinha também pode conter bactérias, segundo novo estudo. Experimentar a massa crua do bolo antes de levá-lo ao forno pode causar intoxicação alimentar, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira no periódico científico The New England Journal of Medicine.

Faz mal comer fermento cru?

A questão do inchaço – A PhD e professora-assistente de nutrição, Rachele Pojednic, também afirmou que o uso médico mais comum para o fermento em pó (bicarbonato de sódio) é como um antiácido. Pojednic explicou que tomar um antiácido como o fermento em pó neutraliza o ácido – que pode chegar ao esôfago ou ao trato digestivo causando irritação depois de uma refeição rica em proteínas ou gorduras – e alivia a irritação provocada pelo ácido.

Por outro lado, o uso do fermento em pó (bicarbonato de sódio) como antiácido já foi associado a prejuízos para a saúde, como você irá conferir mais abaixo. Consulte um médico antes usar o produto como um antiácido para evitar problemas.

Entretanto, tomar o fermento em pó pode causar mais inchaço (sintoma que dá a impressão de que o corpo encontra-se mais volumoso), embora esse seja um efeito de curto prazo. Continua Depois da Publicidade   No mesmo sentido, ingerir muito fermento em pó (bicarbonato de sódio) pode provocar o inchaço devido ao teor elevado de sódio que é encontrado no produto.

Por exemplo, uma porção de 5 g do fermento em pó químico tradicional da marca Dona Benta contém aproximadamente 321,8 mg de sódio, enquanto 5 g do fermento em pó químico da marca Dr. Oetker possuem em torno de 646,4 mg de sódio.

Vale lembrar que o fermento químico é aquele que contém o bicarbonato de sódio em sua composição. Ainda que o corpo humano necessite do sódio para o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.

  1. Os adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal podem precisa consumir quantias muito menores do que essas;

Já conforme a Associação Americana do Coração, os adultos devem limitar a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia. A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, alertou que o excesso de sódio pode provocar problemas como retenção de líquidos (condição que provoca inchaço) , endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Quanto tempo tem que esperar para desenformar um bolo?

Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar: ele deve estar morno na hora de sair da forma. Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma.

Porque o bolo fica com a casca dura em cima?

Meu bolo é muito denso. – Isto pode acontecer porque: a) durante a mistura dos ingredientes a massa foi trabalhada demais e perdeu muito ar. b) os ovos foram adicionados muito rapidamente. Tente incorporar bem os ovos entre uma adição e outra. c) não foi adicionado fermento suficiente.