O Que Fazer Quando O Bolo Afunda No Meio?

O Que Fazer Quando O Bolo Afunda No Meio
como corrigir um afundamento menor – Se o afundamento não é muito ruim, ou seja, é mais uma depressão de luz do que uma cratera, basta mudar o seu projeto e encobri-lo. Uma ligeira depressão significa que o bolo é mais ou menos cozido, para que você não vai ter bolo batedor correndo para fora quando você cortar para ele.

, Use cobertura de manteiga, creme, queijo creme, ou outro tipo de cobertura—e desde que o topo esteja nivelado depois de aplicar a cobertura, ninguém vai saber. Se você está cerrando o bolo com fondant, coloque creme de manteiga extra na depressão para nivelá-lo para fora antes de aplicar o fondant.

nota sobre brownies: para certos tipos de bolos, tais como brownies, não importa se há um pouco de sintaxe quando sai do forno—ele apenas faz para uma sobremesa mais pegajosa e deliciosa!como consertar um grande afundamento para um afundamento mais grave. Aqui está o que fazer:

  1. cortar o meio do bolo usando um anel do chef ou cortador de biscoitos que é ligeiramente maior do que a parte afundada do bolo. Você também pode usar uma colher para escavar o meio. Assim que removeres a parte crua, terás um bolo que se assemelha a um anel. ,encher o centro com uma mistura de frutas, glacê, cereja, creme e/ou creme de queijo. decorem a parte superior, os lados e as bordas do bolo com mais fruta, cobertura, etc.

Uma vez terminado, tudo sobre o bolo vai parecer completamente intencional—e é muito provável que você vai ser convidado a fazer “um desses grandes bolos de anel” novamente. lembre-se, muitas receitas grandes têm suas origens em erros!,.

Por que o bolo murcha no meio?

ERRO 1: Provocar um choque térmico – Para que um bolo asse do jeito correto, o ideal é ter assar a 180ºC no forno preaquecido (algumas receitas indicam também para assar a 200ºC). Mas, no momento em que abrimos o forno para fazer o teste do palito , por vezes observamos o bolo a baixar logo.

  • Porque acontece isso? Simples: na maioria dos casos o bolo murcha porque existe uma grande diferença entre a temperatura no interior do forno e a temperatura ambiente , que está mais fria, provocando assim um choque térmico na massa do bolo;

Neste caso, o que fazer para o bolo não murchar? Nosso conselho: quando você observar que o bolo está pronto, desligue o forno e deixe o bolo no interior por mais 5 minutos. Depois abra um pouco a porta do forno, permitindo deste jeito que a temperatura no interior do forno desça gradualmente, evitando o referido choque térmico. .

O que fazer se o bolo não assa no meio?

Quanto tempo leva para assar um bolo no forno? – Outra razão porque o bolo fica cru no centro está relacionada com o tempo que leva para assar um bolo no forno. Se você abrir o forno antes do bolo terminar de assar, ele vai baixar e ficar solado. Se abrir o forno muito tempo depois de assar, o resultado será um bolo seco ou até mesmo queimado.

Como referido acima, o fermento usado no bolo ativa com o calor do forno. Por isso, quando você abre o forno, a temperatura no interior do forno sofre uma alteração e o fermento pode não agir como devia para fazer o bolo crescer uniformemente e manter seu tamanho.

Por isso, nunca abra o forno antes dos primeiros 20-25 minutos de cozimento, porque é nessa fase que a massa do bolo cresce, por isso está mais frágil e suscetível a alterações. E quanto tempo leva para assar um bolo no forno? Isso varia um pouco dependendo dos ingredientes usados: um bolo com massa mais úmida demora mais para assar.

No geral, 30 minutos com forno a 180ºC é o tempo médio para assar um bolo, no entanto sempre confira o tempo indicado na receita e faça o teste do palito para saber se o bolo está assado no interior. Os bolos de chocolate (exceto os brownies) geralmente demoram mais tempo para assar, podendo ser necessário assar eles por 60 minutos.

You might be interested:  Quanto Custa Um Bolo De 6 Kg?

Conselhos: Lembre que o tempo de cozimento do bolo depende sempre do forno usado. Por isso observe atentamente o cozimento do bolo para garantir que ele não fica cru nem queimado. Se gostou do artigo Porque o bolo fica cru no meio? , sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas .

Porque a massa amanteigada afunda no meio?

O Que Fazer Quando O Bolo Afunda No Meio O Que Fazer Quando O Bolo Afunda No Meio Se existe algo certo nessa vida é que seu bolo um dia vai murchar! É inevitável, de verdade! por Joyce Galvão Se existe algo certo nessa vida é que seu bolo um dia vai murchar! É inevitável, de verdade! Acontece com os melhores profissionais (só que ninguém te conta!) Existem inúmeros fatores que fazem o seu bolo murchar, I-NÚ-ME-ROS! Por exemplo, quando você assa um bolo ele afunda ao assar ou, quando você o tira do forno? Saber isso importa, e muito, para descobrir a causa do desmoronamento, sabia? Por isso é importantíssimo conhecer as possíveis causas para evitar o futuro colapso do seu bolo. O primeiro ponto a entender é: por que o bolo afunda? Uma resposta básica é: o bolo afunda pois não teve estrutura suficiente para suportar o ar formado, que faz o bolo crescer. O bolo também afunda por questões de temperatura durante o processo de assamento.

  1. Temperaturas muito baixas, temperaturas muito altas… Como controlar isso? Com um termômetro de forno! E se você ainda não tem um termômetro e assa bolos profissionalmente… Precisa de um puxão de orelha! Ai, ai, ai!!! A temperatura do seu forno é importante para que o fermento possa agir dentro da sua massa e fazer seu bolo crescer;

Junto a isso, é importante que a estrutura do bolo se forme no momento certo senão, o ar em excesso sem alguém para segurar esses carinhas vai fazer seu bolo afundar. Imagina você segurando 1000 balões! Você provavelmente vai sair voando se ninguém segurar você, certo? É isso que acontece com o fermento dentro do seu bolo! Ele faz o bolo subir.

Se não tiver ninguém para segurar esse ar escapa e puff, seu bolo murcha que tem um balão furado! Além disso, claro, se você não deixou seu bolo assar por tempo suficiente ele também vai afundar. Está cru, oras! Se o caso for esse, o seu bolo afunda após sair do forno.

Agora, se ele afunda dentro do forno, alguns erros podem ser identificados: Não abra a porta do forno antes da hora! As bolhas de ar estão se expandindo com o forno quente, criando máximo volume enquanto o bolo cresce e suas proteínas e amidos estabilizam a massa.

Ao abrir a porta do forno o ar frio, que é mais denso, “amassa” o bolo que faz com que ele murche no centro – que geralmente é a área que ainda não assou. Impaciente? Não quer esperar o cheirinho de bolo? Se a sua massa demora cerca de 30 minutos para assar, aguarde ao menos 3/4 desse tempo para abrir a porta do seu forno.

Mesmo assim tenha certeza que está assado antes de furar o bolo com palito ou retira-lo do forno! Senão… vai murchar! Além disso alguns fornos tem uma variação muito grande de temperatura entre o topo e a base. Por isso sempre coloque o bolo no meio do forno onde, geralmente, a temperatura tende a ter menos variações.

  1. O ar frio é mais denso que o ar quente, porque as moléculas dos diferentes gases que o compõem estão mais próximas umas das outras;
  2. Dessa forma, a massa em um determinado volume de ar será maior que a massa do ar quente, que por sua vez terá as moléculas mais distantes umas das outras;

A acidez presente na receita faz a massa ser mais estável. Se, por exemplo, o seu bolo tem bicarbonato demais, ele vai tornar o meio básico e talvez sua massa cresça e murche, já que o pH básico afeta as proteínas estruturais, impedindo-as de se agruparem.

Por isso é importante sempre trazer um elemento ácido à sua receita! Como saber se tem bicarbonato demais na receita? Se depois de assar o bolo ele afundou e ficou com um sabor metálico, acrescente cerca de 1 a 2 colheres de sopa (15-30mL) de vinagre à massa! Se você não incluir ingredientes de construção de estrutura suficientes em sua receita, o bolo pode desabar.

You might be interested:  Doces Que Nao Precisam Ficar Na Geladeira?

Enquanto o bolo assa, a massa é empurrada para cima por causa do dióxido de carbono e vapor formados. O bolo precisa de estrutura para manter esse volume e fixar esse crescimento, do contrário, vai afundar… Geralmente bolos sem glúten sofrem desse mal. Sem glúten suficiente o bolo não tem estrutura e ele colapsa, por isso, especialmente em bolos sem glúten, é importante adicionar um ingrediente estruturante a mais, como um ovo extra, um pouco de goma xantana, chia ou linhaça moída… Além da falta de glúten, falta de ovos, em especial claras, que fornecem a estrutura para o bolo suportar todo ar formado através da coagulação das proteínas.

  1. Ovos insuficientes, coagulação insuficiente e, portanto… Já sabe, né? Excesso de ingredientes – excesso de fermento, ovos, farinha, açúcar, líquidos… Qualquer excesso vai fazer seu bolo ficar ruim;
  2. Falta de estrutura significa falta de algum ingrediente estruturante, em contrapartida pode também ser a causa de excesso de algum outro ingrediente, como líquidos! Muito daquilo, pouco disso é desastroso, por isso é importante respeitar a proporção dos ingredientes e equilibrar o balanceamento da receita;

Excesso de gordura pode fazer seu bolo parecer um vulcão pois é um ingrediente que aporta maciez extra ao bolo. Maciez demais acompanha falta de estrutura, assim como o açúcar que é um anticoagulante e pode atrapalhar a estrutura do seu bolo, por isso bolos com açúcar são mais macios! Agora se o problema é excesso de fermento (seja bicarbonato, fermento ou até excesso de ar no seu bolo por fermentação física ou mecânica), v ocê está formando gás demais sem uma estrutura que acompanhe o crescimento da sua massa.

Esse gás vai escapar que nem um balão furado! O que pode acontecer também com o excesso de líquidos, pois haverá maior formação de vapor e poucos ingredientes estruturantes para equilibrarem com esse excesso.

Aprenda a medir adequadamente seus ingredientes (saiba mais aqui ) e por favor, aceite que balança é o melhor caminho (eu te convenço sobre isso aqui ! ) Então a pergunta que fica é: COMO EVITAR QUE O BOLO AFUNDE? Primeiro é importante saber testar um bolo quando está assado.

  1. É fundamental que o processo de assar esse bolo seja bem-sucedido! Parece óbvio mas, se você faz uma receita que está familiarizado e mesmo assim seu bolo afundou, pode ser que ele não tenha assado completamente, ou você pode estar em um mal dia e pesou algum ingrediente errado;

A sua balança pode estar desregulada e até mesmo seu forno, por que não? Acontece! Sentiu cheiro de bolo? É hora de pegar o palito, furar o CENTRO do bolo (e não as laterais). Saiu limpinho com poucas migalhas grudadas? Está pronto! Outro teste é tocar o bolo com a ponta dos dedos. Se ele ceder e não voltar, significa que não está pronto! E não fique frustrada com as falhas, observe seus erros, pare para pensar e saiba que sempre existe espaço para mais e mais bolos! Quanto mais errar, mais bolos você deve fazer, até acertar! É uma deliciosa maneira de aprender, não acha? .

Como fazer para que o bolo crescer por igual?

Qual o tempo mínimo para prensar um bolo?

Sabe quando o bolo fica bem lisinho, retinho e sem imperfeições? É porque ele passou por um processo de “prensa”, hoje vou mostrar uma maneira fácil de prensar o bolo. Você não precisa de utensílios diferenciados, pode usar a própria forma onde o bolo foi assado anteriormente.

  • Certo, então como fazer? Vamos lá;
  • primeiro, prepare a massa do bolo (ah vá né Carol;
  • rs;
  • ), o recheio e a calda (importante que tudo esteja frio ok?);
  • Corte o bolo em quantas camadas quiser (duas, três;
  • vai do gosto de cada um;

Forre a forma onde você assou o bolo com papel manteiga, filme de pvc ou com saquinho plástico (aqueles próprios para congelamento e sem uso pooor favor, nada de reaproveitar sacolinha de supermercado hein gente. Depois de forrada a forma coloque uma camada de bolo, regue com a calda, uma camada de recheio, outra de bolo e assim sucessivamente até acabarem as suas massas.

Lembrando que precisa terminar com uma massa (claro né. rs. Feito isso, “feche” a parte de cima onde ficou a última camada de massa com um pedaço de plástico (neste caso não é bom colocar o papel manteiga pois ele pode grudar na massa e acabar com o fundo do bolo).

Deixe o bolo na geladeira pelo menos umas 3 horas antes de finalizar, abaixo tem um pequeno passo a passo em fotos e o resultado do bolo pronto para receber a cobertura de glacê ou para aplicação da pasta americana. E por falar em pasta americana amanhã tem um post sobre como nivelar o bolo e prepará-lo para receber a pasta.

You might be interested:  Mensagem Para Quem Vende Doces?

Qual a causa do bolo solar?

Quando o seu bolo fica solado, normalmente é por ter pouca fermentação, mistura de açúcar e até muito líquido na massa. Outro problema, pode estar na temperatura do seu forno e o seu bolo não ter assado na temperatura ideal para ele. Evite abrir a porta do seu forno nos primeiros minutos, para ele não ficar solado.

Tem que desenformar o bolo quente ou frio?

Assista à maneira correta de desenformar doces sem quebrar –

  • Formas tradicionais Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar.
  • Aquecer rapidamente o fundo da forma para o caramelo ficar levemente mais fluido. Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Incline levemente a forma e apoie a faca sobre o pudim, fazendo que entre um pouco de ar. Apoie um prato com bordas altas, vire e retire com cuidado a forma.
  • Formas de fundo ou aro removível Geralmente usadas em tortas de massas mais delicadas.
  • passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Apoie a forma sobre um copo, para facilitar a retirada do aro, e retire devagar e com cuidado.
  • Apoie a forma sobre o prato de servir, passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral e abra com cuidado a trava do aro.
  • Formas trabalhadas: não é possível passar a faca nas laterais, por isso, sempre devem ser sempre muito bem untadas e polvilhadas.

Faz mal comer massa de bolo cru?

Sim, essa prática pode fazer mal à sua saúde! O ovo usado na massa pode estar contaminado com a salmonela, uma bactéria que pode causar gastrenterite, doença cujos sintomas são febre, náuseas, vômitos, diarreia e dor de cabeça.

Porque o bolo transborda no forno?

Reduza um pouco o fermento – Um dos principais motivos para seu bolo ter transbordado é o fermento em excesso. Geralmente, as receitas pedem 1 colher (sopa) de fermento em pó, mas rasas. Se você colocar a colher muito cheia poderá ocorrer esse problema. Então, a dica é reduzir um pouco a quantidade de fermento na próxima receita.

O que é prensar o bolo?

Hoje você vai ver como é possível fazer um bolo ficar lindo, com uma técnica simples você evita bolos tortos. COMO PRENSAR BOLO NA ASSADEIRA: Numa forma com o fundo forrado de papel manteiga, você irá assar o bolo que utiliza habitualmente. Deixe-o esfriar completamente.

Após isso, desenforme. Corte-o em partes iguais que não podem ser muito finas, caso necessário faça mais um pão de ló. Utilize a mesma forma onde o bolo foi assado e forre com um plástico maior que a forma, deixando as pontas do plástico para fora da assadeira.

Encaixe a primeira camada de massa no fundo da forma. Molhe com uma calda de sua preferência, se for pão de ló se molha mais que massa comum. Aplique uma camada abundante de recheio, cobrindo bem as laterais para evitar falhas e buracos. Coloque outra camada de massa e repita o processo intercalando sempre a massa, a calda (serve para umidecer o bolo) e o recheio.

Qual o plástico usado para prensar bolo?

Por ser um grande aliado na hora de estruturar bolos altos, a folha de acetato é ótima na hora de fazer o famoso naked cake! Você também pode optar por retirar a folha e passar cobertura por todos os lados do bolo.

Quanto tempo antes da festa posso decorar o bolo com chantilly?

Posso cobrir o bolo com chantilly um dia antes da festa? – Pode! Mas lembre-se de manter ele bem armazenado de preferência com prato com tampa, para que não resseque.